- terça set 18, 2007 10:47 pm
#12650
Autor: Ben ?Cerbera? Millard
Website: http://projectcerbera.com/
Tradutor: RickyLopes
Aceleração
O modo normal de acelaração do GTA SA mudou imenso desde o III e VC. Agora nós temos muito mais controlo em acelarar um veículo, livres de arrastos aerodinâmicos e rotações de inércia, ao contrário dos jogos anteriores.
Receita da Aceleração Realística
Os parágrafos seguintes serão mais detalhados acerca do funcionamento da aceleração no GTA SA e a minha Revisão do handling do GTA SA(inglês) possui uma gama de definições realísticas lá.
Se tu queres criar a tua própria definição de handling com uma aceleração realista, eis as noções básicas:
Massa
Definições que Afectarão a Aceleração
Há muitos valores revelantes no handling.cfg de GTA SA. A tabela seguinte mostra o seu efeito normal:
Limite de Velocidade
Existem dois modos de aceleração que são trocados devido ao USE_MAXSP_LIMIT.
Acções que Afectarão a Acelereção
Existem muitos efeitos interessantes quando fazes certas coisas no jogo.
Veículos Especiais
Veículos voadores (aviões) e veículos marítimos (barcos) têm números (definições) especiais no final do handling.cfg nas suas secções. Estes usam um valor completamente diferente para as acelerações que são bué difíceis de perceber. O efeito especial dessas definições nas acelerações não são referidos neste tutorial, mas todas elas estão explicadas na Definição de handling do GTA SA (inglês).
Experiências com Táxis
Todas as minhas experiências são baseadas completamente no handling original do "Taxi", conduzindo o carro numa linha recta ou numa estrada lisa (como a Julius Thru Way que rodeia Las Venturas). O táxi, refiro-me ao moderno.... não é o antigo "Cabbie". As definições originais para o táxi são:
Agora as experiências vão da velocidade superior à maneira que o carro acelera. Comparando a curva gráfica padrão do táxi com este gráfico abaixo, podes ver diferentes efeitos de diferentes parâmetros. Repara que o táxi da parte dos 0 aos 100 Km/h, acelerando, passou apenas cinco segundos, mas a velocidade máxima é só 144Km/h! Isto é o conceito mais réles que se pode ter acerca do modo normal de aceleração!
Efeito da Aceleração na Velocidade Máxima
Mais aceleração significa uma velocidade máxima mais elevada, como sabes. O ajuste na Velocidade Máxima dá um limite artificial à velocidade máxima que um veículo pode alcançar.
Efeito do Arrasto na Velocidade Máxima
Com o valor de 0 no Arrasto, é suposto o carro andar cada vez mais rápido sem nenhum tipo de resistência a opor-se. Isto não acontece porque a definição da Velocidade Máxima é limitada, mas aqui está com a definição de 180 Km/h.
O Ofer Poret experimentou-o com os carros originais de GTA SA e publicou estes resultados (inglês). Pelos vistos o limite da velocidade de um carro será 20% mais elevado que que a Velocidade Máxima quando está a acelerar normalmente... No modo avançado da aceleração a Velocidade Máxima cobre a velocidade precisamente. Efeito da Inércia na Aceleração Normal do Táxi Representada Gráficamente
Esta parece ser o valor-chave para o melhoramento da aceleração, nos gráficos. Um valor mais elevado na definição da Inércia do motor fará uma aceleração mais progressiva sem rebaixar o valor da velocidade máxima. Infelizmente, a velocidade máxima - que é limitada - faz com que o carro deixe de acelerar, quando supostamente o terás que fazer.
Efeito do Multiplicador de Arrasto na Aceleração Normal do Táxi Representada Gráficamente
Nós já vimos o efeito do multiplicador de arrasto na velocidade máxima, agora aqui veremos o que o multiplicador influencia na aceleração. Basicamente, um arrasto elevado faz com que o veiculo acelere mais lentamente e encurta a o valor da velocidade máxima. Interessante que um baixo multiplicador de arrasto faz com que o carro demore mais tempo a chegar à velocidade máxima, que é por sua vez, aumentada. Eis uma outra parte importante para a aceleração realística!
Notas Acerca da Velocidade Máxima
É interessante que, o facto de a definição da Velocidade Máxima seja 140Km/h (por exemplo), será 240 Km/h no jogo. Quando a Aceleração é muito pequena relativamente ao Arrasto, o veículo não conseguirá atingir a sua Velocidade Máxima respectiva.
Isto significa que a definição da Velocidade Máxima é simplesmente um limite de velocidade do veículo. Ora, o teu veículo nunca conseguirá alcançar essa velocidade.
Website: http://projectcerbera.com/
Tradutor: RickyLopes
Aceleração
O modo normal de acelaração do GTA SA mudou imenso desde o III e VC. Agora nós temos muito mais controlo em acelarar um veículo, livres de arrastos aerodinâmicos e rotações de inércia, ao contrário dos jogos anteriores.
Receita da Aceleração Realística
Os parágrafos seguintes serão mais detalhados acerca do funcionamento da aceleração no GTA SA e a minha Revisão do handling do GTA SA(inglês) possui uma gama de definições realísticas lá.
Se tu queres criar a tua própria definição de handling com uma aceleração realista, eis as noções básicas:
Massa
- Está em quilogramas, normalmente varia entre os 1000 e os 2000.
- Isto deve ser muito mais baixo que as definições originais. Aproximadamente: 0.8 para carros aerodinâmicos (xD), 1.0 para os ligeiros e mais ou menos 1.3 para os descapotáveis.
- Exactamente a maior velocidade possível que o carro possa atingir na engrenagem, em quilómetros por hora (Km/h). Isto normalmente poderá obter resultados superiores á velocidade numa estrada lisa sem o impulso nitro.
- Este valor é um número básico da aceleração, não pode ser expresso em unidades reais, pois é um multiplicador para o jogo. Os valores normalmente são por volta de: 30 para carros extremamente "bizontes", 25 para carros desportivos e 15 para os normais.
- Eis a chave para a aceleração realística! Ao definires a inércia para um valor alto, vais tender a diminuir a aceleração nas curvas. Um valor entre 80 e 180 é normal para todo o género de carros.
- O USE_MAXSPD_LIMIT deverá ser permitido para uma aceleração realística para que a definição da Velocidade Máxima crie um preciso limite nas engrenagens mais elevadas. Recomendo que uses o meu CFG Studio Handling Editor (Estúdio CFG de Modificação de Handling; inglês) para alterares as definições actuais.
Definições que Afectarão a Aceleração
Há muitos valores revelantes no handling.cfg de GTA SA. A tabela seguinte mostra o seu efeito normal:
Limite de Velocidade
Existem dois modos de aceleração que são trocados devido ao USE_MAXSP_LIMIT.
Acções que Afectarão a Acelereção
Existem muitos efeitos interessantes quando fazes certas coisas no jogo.
Veículos Especiais
Veículos voadores (aviões) e veículos marítimos (barcos) têm números (definições) especiais no final do handling.cfg nas suas secções. Estes usam um valor completamente diferente para as acelerações que são bué difíceis de perceber. O efeito especial dessas definições nas acelerações não são referidos neste tutorial, mas todas elas estão explicadas na Definição de handling do GTA SA (inglês).
Experiências com Táxis
Todas as minhas experiências são baseadas completamente no handling original do "Taxi", conduzindo o carro numa linha recta ou numa estrada lisa (como a Julius Thru Way que rodeia Las Venturas). O táxi, refiro-me ao moderno.... não é o antigo "Cabbie". As definições originais para o táxi são:
Código: Selecionar todos
Aceleração Normal do Táxi Representada GráficamenteAXI 1450.0 4056.4 2.2 0.0 0.3 -0.25 75 0.80 0.75 0.45 5 180.0
19.0 10.0 F P 9.1 0.60 0 35.0 1.4 0.1 0.0 0.25 -0.15
0.54 0.0 0.2 0.51 20000 0 200000 0 1 0
Agora as experiências vão da velocidade superior à maneira que o carro acelera. Comparando a curva gráfica padrão do táxi com este gráfico abaixo, podes ver diferentes efeitos de diferentes parâmetros. Repara que o táxi da parte dos 0 aos 100 Km/h, acelerando, passou apenas cinco segundos, mas a velocidade máxima é só 144Km/h! Isto é o conceito mais réles que se pode ter acerca do modo normal de aceleração!
Efeito da Aceleração na Velocidade Máxima
Mais aceleração significa uma velocidade máxima mais elevada, como sabes. O ajuste na Velocidade Máxima dá um limite artificial à velocidade máxima que um veículo pode alcançar.
Efeito do Arrasto na Velocidade Máxima
Com o valor de 0 no Arrasto, é suposto o carro andar cada vez mais rápido sem nenhum tipo de resistência a opor-se. Isto não acontece porque a definição da Velocidade Máxima é limitada, mas aqui está com a definição de 180 Km/h.
O Ofer Poret experimentou-o com os carros originais de GTA SA e publicou estes resultados (inglês). Pelos vistos o limite da velocidade de um carro será 20% mais elevado que que a Velocidade Máxima quando está a acelerar normalmente... No modo avançado da aceleração a Velocidade Máxima cobre a velocidade precisamente. Efeito da Inércia na Aceleração Normal do Táxi Representada Gráficamente
Esta parece ser o valor-chave para o melhoramento da aceleração, nos gráficos. Um valor mais elevado na definição da Inércia do motor fará uma aceleração mais progressiva sem rebaixar o valor da velocidade máxima. Infelizmente, a velocidade máxima - que é limitada - faz com que o carro deixe de acelerar, quando supostamente o terás que fazer.
Efeito do Multiplicador de Arrasto na Aceleração Normal do Táxi Representada Gráficamente
Nós já vimos o efeito do multiplicador de arrasto na velocidade máxima, agora aqui veremos o que o multiplicador influencia na aceleração. Basicamente, um arrasto elevado faz com que o veiculo acelere mais lentamente e encurta a o valor da velocidade máxima. Interessante que um baixo multiplicador de arrasto faz com que o carro demore mais tempo a chegar à velocidade máxima, que é por sua vez, aumentada. Eis uma outra parte importante para a aceleração realística!
Notas Acerca da Velocidade Máxima
É interessante que, o facto de a definição da Velocidade Máxima seja 140Km/h (por exemplo), será 240 Km/h no jogo. Quando a Aceleração é muito pequena relativamente ao Arrasto, o veículo não conseguirá atingir a sua Velocidade Máxima respectiva.
Isto significa que a definição da Velocidade Máxima é simplesmente um limite de velocidade do veículo. Ora, o teu veículo nunca conseguirá alcançar essa velocidade.