Página 1 de 1

Asteróide 2007 WD5 não vai colidir com Marte

Enviado: sábado jan 12, 2008 3:58 am
por VIP3R
Imagem

De acordo com os cientistas da NASA, o risco do asteroíde 2007 WD5 atingir Marte no dia 30 de Janeiro diminuiu para 1 em 10.000, essencialmente pondo de lado um impacto.

O asteróide foi descoberto a 20 de Novembro de 2007 e os cálculos iniciais sugeriam que a rocha espacial com 50 metros tivesse uma probabilidade, entre 75, de atingir Marte no dia 30 de Janeiro.

Observações posteriores sugeriram brevemente que a hipótese de impacto era de 1 entre 25. Mas observações recentes por vários telescópios em todo o mundo conseguiram refinar a órbita do asteróide até basicamente excluir a possibilidade de um impacto.

Os cientistas do Programa Near Earth Object da NASA em Pasadena, Califórnia, EUA, calcularam que o asteróide não se aproximará mais do que 4000 quilómetros da superfície do Planeta Vermelho a 30 de Janeiro.

Porque o asteróide se dirige para Marte e não a Terra, alguns cientistas esperavam um impacto para que pudessem observar o evento a partir de órbita. Também esperavam observar a cratera resultante, que se estimou vir a ter um diâmetro de 1 km. A maioria das crateras conhecidas em Marte são antigas e por isso cobertas por poeira.

A probabilidade de 2007 WD5 ter atingido Marte relembra o risco de uma rocha espacial semelhante um dia colidir com a Terra.

A NASA diz que dentro de uns anos, deverá ter encontrado 90% de todos os asteróide potencialmente perigosos com mais de 1 km de diâmetro. Mas asteróides mais pequenos, como 2007 WD5, poderão permanecer sem detecção até pouco tempo antes de um possível impacto, o que significa que o único recurso seria evacuar quaisquer áreas habitadas que poderiam situar-se no seu percurso.


Imagem

http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=2007%20WD5&orb=1


Fonte: Astronomia On-line