Computador capaz de ler lábios/Novidades no mundo das motherboards
Enviado: segunda jan 21, 2008 6:23 pm
Um grupo de investigadores está a desenvolver um sistema capaz de converter vídeos em texto escrito.
Este sistema será útil a utilizadores surdos e pode ser usado para ditar comandos a computadores em ambientes barulhentos. A pesquisa está a ser levada a cabo por um grupo de cientistas da School of Computing Sciences e da Universidade de Surrey, e espera-se que o protótipo esteja disponível dentro de dois anos.
A aplicação para seguir o rosto e os movimentos dos lábios já foi desenvolvido, e a equipa está agora a trabalhar na biblioteca de vídeos de modo a criar uma base de dados de expressões faciais e de movimentos de lábios para cada combinação de letras.
As placas-mãe estão a evoluir, e não só tem termos de desempenho. A MSI prepara-se para trocar o BIOS por algo mais novo, e a Gigabyte quer gastar menos energia.
Não é só de desempenho que se fazem as inovações. Prova disso são as intenções da Gigabyte com a sua linha de motherboards Dynamic Energy Saver, eficientes do ponto de vista energético. Juntamente com os novos processadores da Intel de 45 nanómetros e as funcionalidades Dynamic Energy Saver da Gigabyte, a empresa afirma conseguir uma poupança energética na casa dos 70 porcento e uma melhoria na eficiência energética de 20 porcento. OS ganhos são conseguidos recorrendo a uma combinação de hardware proprietário e de software. As novas motherboards incluem modelos baseados nos chipsets X38, X48 e P35 da Intel.
Entretanto, a MSI anunciou os seus planos para introduzir o sucessor do BIOS nas suas motherboards. O EFI, ou Extensible Firmware Interface, foi desenvolvido pela Intel para substituir o velhinho BIOS, mas até agora a única empresa a usá-lo é a Apple, visto que todos os Macs baseados em processadores Intel recorrem a esta tecnologia de gestão das motherboards.
A empresa irá começar a introduzir o EFI nas suas boards de próxima geração de forma faseada, mas a utilidade deste anúncio será limitada já que, neste momento, apenas o Windows Vista de 64 bits suporta esta interface.
Fonte: exameinformatica online