Direitos de autor rígidos põem em risco economia dos EUA
Enviado: sexta set 14, 2007 4:21 pm
Um relatório da Computer and Communications Industry Association (CCIA) defende que as leis de direitos de autor permissivas têm um efeito saudável na economia.exameinformatica.clix.pt
O relatório apresenta alguns números que põem em causa a defesa de leis de direitos de autor rígidas e restritivas. De acordo com os peritos da CCIA, os sectores que beneficiam do acesso a produtos com direitos de autor registados facturaram 4,5 biliões de dólares (cerca de 3,6 biliões de euros*) durante 2006.
Em contrapartida, os sectores onde vigoram leis de autor restritivas apresentaram receitas substancialmente inferiores no mesmo ano: 1,3 biliões de dólares (cerca de um bilião de euros.
O relatório acrescenta que um em oito trabalhadores dos EUA tem emprego em sectores onde o acesso a produtos com direitos de autor registados é mais permissivo.
Os autores do relatório referem que a economia dos EUA assenta no conhecimento, cuja diversidade e dinâmica de crescimento depende do acesso a produtos com direitos de autor registados.
Um bilião = um milhão de milhões