Eclipse lunar total de 20/21 de Fevereiro
Enviado: quarta fev 20, 2008 12:33 am
Desde o início até ao fim, o eclipse lunar de 20/21 de Fevereiro irá durar cerca de três horas e vinte-seis minutos. Os fotógrafos também quererão saber que Saturno se irá também juntar ao espectáculo!
Embora a separação varie ligeiramente de acordo com a posição do observador na Terra, para a maioria de nós, o brilhante e amarelado Senhor dos Anéis estará a menos de 3 graus do limbo norte da Lua. Para os que gostam de disfrutar de astrofotografia, esta será uma oportunidade tremenda para capturar, ao mesmo tempo, um evento astronómico e uma conjunção! Este tipo de evento - quando as coisas se alinham de modo interessante no céu - é por vezes chamado de "apulso".
Não obstante a palavra que utilize, será definitivamente algo que não quererá perder. Olhemos então para onde a acção irá decorrer!
Para observadores no continente americano, o eclipse entrará na sua fase parcial ainda no dia 20, em certas zonas ainda antes do pôr-do-Sol. Para nós, europeus, e que estamos cá em Portugal, a acção só começa no novo dia, pelas 01:43. O eclipse não será visível para aqueles no Oriente e na Austrália. A totalidade, cá em Portugal, é atingida por volta das 3 da manhã e termina 50 minutos depois. Depois, tem até às 05:09 para a Lua lentamente deslizar da sombra da Terra novamente.
Para uma grande porção dos leitores do Astroboletim e do site do Núcleo de Astronomia, o eclipse total poderá ser observado na totalidade e é uma altura ideal para observar o último (eclipse lunar total) que veremos durante 3 anos. Procure um bom local de observação e agasalhe-se bem. O Inverno ainda anda por aí e se quiser observar o eclipse durante toda a sua duração, prepare-se para passar bastantes horas ao relento. Não espere até ao último minuto para preparar a sua área de observação ou as suas câmaras. Para aqueles com câmaras de filmar, tem uma grande oportunidade para filmar o evento todo! Não se esqueça que até os telemóveis já tiram boas imagens e a máquina fotográfica mais comum pode tirar uma excelente imagem da Lua eclipsada quando acoplada a uma boa objectiva ou até a um telescópio. Se pensa em cronometrar o evento, tenha as suas notas preparadas, mas sobretudo - desfrute do eclipse e divirta-se!
Mapa da visibilidade do eclipse lunar total.
Crédito: Fred Espenak, NASA
Uma previsão do eclipse de dia 20/21 de Fevereiro. Horas na imagem correspondem à hora de Portugal.
Crédito: Larry Koehn
Fonte Astronomia Online