IV - Factos
Enviado: terça mai 15, 2007 8:02 pm
Última vez actualizado em: 10 de Março de 2008
Sobre o jogo
- Título: Grand Theft Auto IV
- Época: 2007
- Desenvolvido por: Rockstar North
- Publicado por: Rockstar Games / Take2 Interactive
- Site oficial: GTAIV
- Plataforma: Xbox 360 e PlayStation 3 ( Ainda não existe confirmação para uma versão PC)
- Multiplayer: Confirmado
- Data de lançamento: 29 de Abril de 2008 - Lançamento global
- Dan Houser garante na revista GamePro Germany que ambas as versões do jogo( PS3 e Xbox 360) serão idênticas
- Novos capítulos
- Novos itens: Alguns dos itens disponíveis deverão ser grátis, mas o conteúdo anunciado pela Microsoft será pago
- Nome: Niko Bellic
- Idade: 30's
- Origem: Leste Europeu
- Passado: Niko recebeu treinamento militar e terá envolvido com as forças pacíficas dos Balkans
Informações Gerais
- Muito dificilmente iremos ver uma personagem dos GTAs anteriores em GTAIV
- As missões em GTAIV serão mais reais, variadas e a maior parte tem várias opções para serem completadas
- O novo motor permite muito mais modelos a serem visualizados no ecrã, portanto não vamos ver prédios a aparecer a medida que vamos a conduzir pelo mapa
- A AI dos peds foi melhorada, agora eles aparentam ter uma vida própria em vez de se limitarem a andar pelas ruas
- O sistema de armas está mais preciso e muito mais fluído
- As sub-missões vão continuar a existir e serão mais detalhadas, resta saber quais são
- Não haverá loadings durante o jogo, apesar de existirem durante as cutscenes
- Assim com em SA, no GTAIV iremos poder encontrar o número 69 em várias ocasiões
- Vamos poder finalmente usar escadas vertical e coisas do género, alguns topos de edifícios estarão disponíveis e pelo menos em algum deles vamos poder atirar as pessoas que lá estejam
- A luta corpo-a-corpo foi melhorada para este GTA
- Dan Houser diz que está é a maior cidade de um GTA até agora
- Vão existir vários modos "Co-op", infelizmente a história não é um deles
- Ainda não está decidido se haverá próximos GTAs ligados a GTAIV como aconteceu no GTAIII mas Dan está confiante em fazer outras cidades fora dos USA, Inglaterra por exemplo
- Os peds parecem finalmente ter recebido a personalidade que tanto lhes fez falta. Graças ao novo motor cada um deles tem reacções e comportamentos diferentes fazendo com que sejam praticamente todos diferentes
- As pessoas não se limitam a cair mas tentam-se proteger do impacto, sugerindo a utilização do Euphoria
- GTAIV está digno de um GTA e puxa o género mais além
- Namoradas parecem estar confirmadas
- Devido a ser apenas uma cidade não existirá aviões. Contudo poderá existir um Dodo como no GTAIII.
- Os veículos confirmados são: barcos, carros, motas, metro de superfície, comboio, helicópteros, teleférico e montanha russa
- Niko poderá usar diferentes artigos de roupa
- Teremos muito mais tipos de cameras disponíveis nos veículos
- Barcos estão confirmados
- Iremos continuar a ter as armas estranhas a que já estamos habituados, falta saber quais serão desta vez. Todas as anteriores parecem estar confirmadas
- Durante o demo Nico passou junto a uma caixa multibanco e apareceu uma mensagem para efectuar mudanças na sua conta. Provavelmente vamos poder despositar e levantar dinheiro da nossa conta no banco
- O sistema de condução foi alterado e melhorado
- Como já vimos anteriormente, Nico pode partir os vidros dos carros para aceder ao seu interior. Essa animação será sempre diferente dependendo da maneira como o jogador "confronta" o carro e também do tipo de veículo
- Uma coisa que os fans queriam já em GTAs anteriores era que as ruas tivessem nomes, como acontece com as zonas do mapa, confirmado para o GTAIV.
- Ainda mais animações para os peds, perguntar as horas, pedir cigarros
- Peds usam telemóveis e telefones públicos, chamam táxis, usam stands de cachorros quentes
- Peds de bairros diferentes agem de maneira diferente
- Possiblidade de nadar está confirmada
- Novas cameras( 4 novas)
- Umas das novas cameras ficamos a ver dentro do carro, género primeira pessoa
- Podemos usar o 'stick' direito do comando para rodarmos 360 graus á volta do veículo
- Efeitos que ocorram durante o dia/noite afectam o "mundo", na condução por exemplo
- Ao contrário do SA vamos encontrar mais peds e tráfego durante o dia
- A altura do dia em que se completa uma missão poderá afectar a mesma em alguma maneira
- Ser preso vai ser bastante diferente do que nos jogos anteriores, vários peds e a polícia se vão lembrar de Nico da próxima vez que o virem na rua
- Vamos poder abrir o porta bagagens
- Temos agora uma maneira nova de adquir armas, Nico telefona a um traficante de armas chamado Little Jacob. Que lhe diz para se encontrarem em Rotterdam Hill onde então faz a compra. Não sabemos se a Ammunation deixou de existir ao certo
- Nico pode finalmente chamar táxis para se descolar para várias localizações, uma opção para proceder logo para o final está presente
- A policia está muito mais atenta neste GTA, pelo que por vezes será mais fácil optar pelo táxi do que roubar um carro
- Vai existir Internet no jogo, com várias actividade e informações de Liberty City, esta pode ser acedida a partir de qualquer computador no jogo
- Ao contrário dos outros GTAs, em GTAIV as missões podem ser interrompidas a qualquer momento, e dar começo a outra, depois continuar a otura de novo, ou até demorar vários dias a completar a missão
- Ao comprar roupas temos de as escolher das prateleiras
- Aqueles círculos de pesquisa que falamos anteriormente mudaram de tamanho consoante o nosso nível de procurado
- A revista define o novo sistema de combate como uma mistura entre Resident Evil 4 e o Gears of War, onde a única novidade até agora é podermos estar atrás de alguma coisa e disparar sem estar a apontar para algo
- Finalmente, disparar em diferentes partes do corpo activa diferentes reacções na vitima
- Temos que manter boas relações com os nossos contactos de forma a receber certas recompensas relacionadas com o que eles fazem
- Niko vai ser capaz de assaltar casas á noite com um parceiro, como em San Andreas, e Niko também conseguirá assaltar lojas
- Detalhes de Co-Operação: Há um tipo de free-roam com um jogador on-line, mas jogar em split screen não foi confirmado. O menu multiplayer é visitado no telemóvel
- Niko poderá fazer drive-by com várias armas, incluindo granadas
- Niko poderá pagar o dobro do dinheiro aos taxistas para estes o levarem mais rapidamente ao seu destino
- Os Peds também tossem, espirram, fumam e resonam
- Frame-rate melhorada
- Existe um sistema de metro, semelhante ao encontrado no GTAIII
- Todos os carros policiais tem um computador de bordo, que pode ser usado por niko para ver os arquivos de qualquer pessoa que possua um cadastro
- O computador de bordo tem a opção de procurar por nome. A equipa que jogou o demo, ao inserir Lyle Rivas achou o respectivo arquivo e morada do personagem
- Depois disso, foi possível introduzir essa morada no GPS do carro para ver a localização
- A opção Brief continua presente, caso seja necessário rever alguma informação da missão
- Ao ligar as sirenes, os carros continuam a afastar-se para podermos passar como nos jogos anteriores
- Podemos agora, enquanto passageiro, partir o vidro para podermos sair pela janela e disparar
- O progresso das missões é salvo automaticamente, porém para tudo o resto continua-se a usar as safe houses
- O tão falado sistema de alianças está presente no jogo, conforme o nosso relacionamento com certas personagens a nossa passagem pelo jogo será facilitada ou dificultada
- Um exemplo disso é Little Jacob, conforme o relacionamento entre ele e Niko, poderá ou não fornecer-lhe armas
- Existem várias actividades para desenvolver essas alianças como: Pool, comer, jogar dardos, bowling. Pelo menos estes. Estas actividades podem ser acedidas através do telemóvel
- No caso de demorarmos mais que uma hora a ir ao encontro da pessoa ela irá ficar chateada connosco. Chateia demasiado uma das personagens e perderás o direito a telefonar-lhe. Algo chato no caso do Little Jacob
- Ao beber aparece um aviso na HUD: Estás bêbado, a tua visão está agora desfocada
- O personagens andaram agora meio tontos e a camera ajuda a confusão
- A situação acima usa o motor de física do jogo, Euphoria physics, o o que faz que seja diferente dependendo por onde andamos
- A condução também é afectada, a camera continua desfocada e confusa ao mesmo tempo que a condução fica bem mais difícil
- Ao contrário dos jogos anteriores, agora uma 2 minutos reais equivale a 1 hora do jogo, portanto agora os dias são maiores
- Blindfire está presente no jogo e poderá ser usado em praticamente todos os locais/situações
- Em carros mais luxuosos o GPS possui voz e até diz os nomes das ruas por onde se vai passando e outras informações relevantes
- Parece que ouviram umas dos pedidos dos jogadores, Niko pode ouvir qualquer rádio fora dos veículos, através do seu telemóvel
- Não existiram estações, o tempo mudará aleatoriamente e nunca será o mesmo, não existe neve
- Vão ser usadas 4 áreas de New York, Staten Island ficou de fora porque a Rockstar achou que não seria engraçado ter a mesma no jogo
- O mapa foi construído a pensar no jogo portanto a equipa garante que não existirá espaços mortos ou irrelevantes.
- Central Park está confirmado de estar incluído no jogo, o nome ainda não se sabe
- O ataque terrorista de 9/11 e o Ground Zero não serão mencionados em GTA IV
Telemóvel
- Quando estamos com o telemóvel é feito um "zoom in" e várias opções aparecem
- Acedemos ao menu do jogo
- Podemos falar com os nossos contactos
- Organizar missões
- Quando selecionamos um contacto no nosso telemóvel aparecem vários opções como "vem ter comigo aqui"
- A semelhança da camera do San Andreas poderemos tirar fotos com o telemóvel.
- Nico pode utilizar vários serviços pelo telemóvel, como pedir um táxi
- O telemóvel tem várias informações( provavelmente informações do que o jogador descobriu) e estatísticas
- Possibilidade de chamar a policia ao local pelo telemóvel. Ao chegar ao local, a policia irá dar uma vista de olhos a ver o que se passa
- O telemóvel actua também como uma agenda, mostrando coisas a fazer, ou feitas em missões anteriores
- Será incluída uma estação de rádio europeia
- O funcionamento das rádios foi melhorado e também o da polícia
- Com o novo motor vai ser possível ouvir as rádios dos carros quando eles passam por nós
- Uma das rádios tem o nome IF99
O que é o Euphoria?
Euphoria é um motor baseado no DMS( Dynamic Motion Synthesis ) que é uma tecnologia de animação 3d criada pela NaturalMotion. Utiliza o poder de processamento da PS3 e da Xbox 360 para conseguir simular o corpo humano bem como o sistema nervoso, o que faz como tenhamos no GTA4 personagens que se comportam de maneira diferente todas as vezes, acabando com a rotina de movimentos de GTAs anteriores criando uma experiência única.
A revista Level teve a sorte de se poder deslocar aos escritórios da RockStar em Londres para jogar a última versão de GTA IV.
Os detalhes não são muitos, mas fica a nota de que o jornalista da revista foi o primeiro a viajar de helicóptero por Liberty City.
Aqui ficam os detalhes resumidos:
- Brucie vive num armazém abandonado nas docas. Ele paga a Niko para matar um indivíduo específico. Niko desloca-se então à casa da personagem, mas, este apercebe-se que está alguém atrás dele e escapa. O que sucede a seguir é uma longa perseguição de carro, e em seguida um drive-by, pois a vitima sai do carro e começa a correr. No final Niko recebe um telefonema a dizer "You're the man!"
- Manter amigos é bastante importante em GTA IV. Se formos aos encontros que marcamos, se os ajudarmos, vamos poder contar com viagens de táxi à borla, helicópteros grátis, e também armas, que são entregues em nossa casa. Se não podermos comparecer a um encontro temos de utilizar o telemóvel e telefonar à pessoa em questão e desmarcar, ou então adiar para outra altura.
- O nível de saúde num inimigo é representado por um círculo que se encontra no cimo da cabeça destes.
- Os carros têm um peso muito mais real, e um comportamento muito melhor do que nos anteriores títulos.
- Existe um carro de nome Contender.
- Há um local onde podemos alugar helicópteros. Quando Niko chega lá , um homem de casaco amarelo aproxima-se e pergunta se ele quer ver a cidade lá do cimo. Em vez de dialogar com o responsável pelo local, o jornalista da revista prefere rebentar com o cérebro deste e rouba um helicóptero. O responsável da RockStar diz: "Parabéns! É o primeiro jornalista a voar num helicóptero em GTA IV! Nunca pensámos que um de vocês viesse cá com a ideia de fazer isso!"
- Segundo o jornalista, o helicóptero consegue atingir altitudes muito elevadas.
- A última coisa que o jornalista fez foi aterrar em cima da letra "G" do edifício GetaLife, e depois começou a disparar com uma sniper contra as pessoas que se encontravam na rua.
Fonte:
LusoPlay
- Foi usada a versão da PS3
- Quanto mais rápido carregarmos no X mais ele corre. Ao contrário dos personagens anteriores, Niko não se cansa ao ponto de termos que parar para descansar
- No caso de um impacto forte com a mota, o capacete vai sair da cabeça de Niko
- Existem áreas que serão danificadas durante tiroteios e poderão ficaram assim permanentemente
- Além do que já tínhamos visto, podemos ainda chamar pelo telemóvel os bombeiros e paramédicos
- Em GTAIV temos acesso a 18 estações de rádio, todas elas acessíveis também a partir do telemóvel
- Como já se sabia, vamos puder tirar fotos com o telemóvel, fica agora relevado que poderemos fazer upload delas para o computador da policia, e mais talvez
- Ao contrário das barras dos jogos anteriores, neste a vida é representada por um semi-círculo verde no lado esquerdo do radar, enquanto que a armadura é representada por outro semi-círculo
- Desta vez para recuperar, além dos corações( agora primeiros socorros) e comer Niko pode ainda descansar
- Quando estamos num táxi podemos pedir ao motorista que mude de rádio premindo esquerda e direita
- O túnel Lincoln está representado no GTAIV como Booth Tunnel
- Alguns dos mini-jogos são Cops ?n? Crooks, Bomb da Base e Hangman?s Noose
- Quando Niko manda um poste abaixo, à semelhança das bocas de incêndio, os cabos vão se soltar e largar faíscas.
- Existe publicidade com o conteúdo "Visit Ringtones.com"
- Se Niko atropelar alguém e essa pessoa possuir objectos nas mãos, esses poderão ficar na estrada ou irem a rolar passeio fora.
- Iremos conseguir ouvir quando alguém perto de nós recebe uma SMS.