Portáteis roubados com dados sobre petróleo no Brasil
Enviado: domingo fev 17, 2008 2:40 am
A Petrobrás é a mais recente vítima da nova ?moda? da espionagem. A petrolífera brasileira informou ontem que quatro portáteis com dados sobre jazidas de petróleo foram roubados.
Segundo o jornal Estado de S. Paulo os quatro portáteis extraviados continham dados sensíveis sobre grandes jazidas de petróleo na Bacia de Santos. A zona em causa abrange a exploração de Tupi, onde a Petrobrás mantém uma parceria com a Galp Energia para a exploração de jazidas recentemente descobertas no fundo do Oceano Atlântico.
Apesar de conterem dados secretos que dizem respeito a explorações levadas a cabo pela Petrobrás, os quatro portáteis pertencem à empresa norte-americana Halliburton.
Os portáteis terão sido extraviados entre 18 e 30 de Janeiro, provavelmente, durante uma viagem num contentor de Santos para Macaé.
Os responsáveis da Petrobrás já apresentaram queixa junto da Polícia Federal brasileira, tendo invocado o interesse nacional da informação que, provavelmente, deixou de ser secreta, após o roubo dos portáteis.
Fonte exameinformatica