Página 1 de 1

'Stranglehold' celebra cinema de ação de John Woo

Enviado: domingo jan 06, 2008 10:54 pm
por vinicius3232
O selo do Ministério da Justiça responsável pela classificação indicativa de jogos faz o resumo perfeito de "Stranglehold" logo na capa: "agressão física, assassinato, consumo de drogas lícitas, glamorização da violência e presença de sangue". Se a obrigação do Ministério fosse avaliar além dos temas, poderia lembrar também que o jogo tem "fases pouco inspiradas" e "enredo repetitivo". Mesmo assim, vale a aventura.

Divertido, simples e violento - não recomendado para menores de 18 anos no Brasil -, "Stranglehold" leva aos games a história do inspetor Tequila Yuen, herói do filme "Fervura Máxima" (Hard Boiled), de John Woo.

O cineasta chinês empresta seu nome ao jogo e deve ter ficado feliz com o resultado. De Hong Kong a Chicago, "Stranglehold" é um desfile de tiros em profusão que parecem ter saído direto de filmes como "A Outra Face" e "O Pagamento".

Imagem
'Stranglehold' faz um excelente trabalho nos detalhes da representação facial - o que não é muita vantagem quando 90% dos personagens são mafiosos de bigode (Foto: Reprodução)

O protagonista do jogo, inspetor Tequila, é confrontado com seu passado e vai atrás de uma vingança "indireta". Na caça aos mafiosos, Tequila nunca está sozinho ? leva consigo um par de pistolas, como faz questão de lembrar depois de quebrar quase tudo em um beco de Hong Kong.

No caminho do policial vão aparecer exércitos de mafiosos nada inteligentes, mas que exigem de Tequila o bom uso de suas habilidades. Uma delas é o "tequila time", versão em tons de sépia para o "bullet time" consagrado nos games por "Max Payne". Esse efeito desacelera o tempo, permitindo a Tequila acertar os inimigos com mais calma.

Imagem

Durante o "tequila time" fica mais fácil executar manobras arriscadas pelos cenários, executando inimigos com "estilo" para ganhar estrelas de pontuação. Elas preenchem a barra da "tequila bomb", que permite o uso de golpes especiais. Um deles, indicado por uma mira amarela, desacelera o tempo e faz com que um único tiro, na direção certa, elimine um inimigo.



Os inimigos em "Stranglehold" são tão inteligentes quantos nos filmes. Raramente procuram cobertura, não se comunicam entre si e atacam em ondas seqüencias sem uma razão lógica. Para melhorar, quase sempre estão próximos de extintores de incêndio e tambores inflamáveis que, nos lugares mais improváveis, estão a um tiro da explosão total. 

Imagem

Estátuas, aquários, quadros e mesas, tudo demolido a tiros. Nessa fase só sobrou o pianista - inspetor Tequila não conseguiu evitar que mafiosos executassem o restante da banda (Foto: Reprodução)

A interação com o ambiente diferencia "Stranglehold" de outros jogos semelhantes, como "Scarface" (na "jogabilidade") e "Max Payne". É possível quebrar praticamente tudo, seja com tiros, chutes ou até mesmo pulos: lâmpadas, vasos, estantes, TVs, barracos, pontes, coqueiros, colunas, bancos, caça-níqueis, carros e até batente de porta.



No final de cada fase, uma tabela mostra os índices do jogador: número de inimigos mortos, total de pontos de estilo acumulados e prejuízo total com a quebradeira de móveis, mobílias e etc.



Os movimentos de Tequila garantem diversidade nas missões (que são muito semelhantes entre si). Apesar de seguir o roteiro "eliminar hordas de capangas até chegar ao chefe da fase", "Stranglehold" permite que o jogador utilize o cenário a seu favor. Suba uma escada, escorregue por um corrimão, desliza por um carrinho - vale tudo para executar os mafiosos inimigos da maneira mais "cinematográfica" possível.

Imagem
Apesar de permitirem um alto grau de interação, os cenários de 'Stranglehold' logo tornam-se repetitivos. As manchas na camisa de Tequila mostram como os detalhes são levados a sério (Foto: Reprodução)

A campanha "single player" dura cerca de oito horas. É pouco para alguns, mas muito para quem procura missões interessantes e cenários desafiadores - as missões aqui são repetitivas e os cenários, fajutos demais.



Se você joga no PC, pode ter problemas técnicos. O jogo foi projetado para consoles (Xbox 360 e PS3), e por isso não permite ajustes gráficos profundos. Você ajusta a resolução do monitor e torce para que o balanço automático entre qualidade de imagem e desempenho da máquina seja satisfatório.



Apesar de resvalar em temas morais e arriscar um enredo reflexivo, "Stranglehold" aposta mesmo na ação "blockbuster". O inspetor Tequila tem boas frases de efeito e entra para a escola de Max Payne e Hitman como mais um herói implacável nos games.



Com bons diálogos e uma ação sem interrupções, "Stranglehold" se sai melhor como um "filme de ação interativo" do que um "jogo de ação baseado em filme".

Re: 'Stranglehold' celebra cinema de ação de John Woo

Enviado: domingo jan 06, 2008 10:57 pm
por VIP3R
Tenho o jogo e recomendo. Muito bom.  (Y)

Re: 'Stranglehold' celebra cinema de ação de John Woo

Enviado: segunda jan 07, 2008 8:09 pm
por VIP3R
Sim por um lado tens razão, eu dexei de o jogar anda para aqui para um canto, depois de umas horas de jogo ja não vicia mais. Mas de resto não deixa de ser bom jogo.

Re: 'Stranglehold' celebra cinema de ação de John Woo

Enviado: segunda jan 07, 2008 8:13 pm
por RoamPT
Bom Jogo

Re: 'Stranglehold' celebra cinema de ação de John Woo

Enviado: quarta jan 09, 2008 4:55 pm
por Commando
A versão PS3 está muito boa so que para quem não gosta de andar sempre aos tiros passado uns 20 minutos já começa a enjoar. Este é um bom jogo para se jogar depois de um RPG ou de outro tipo de jogo que nos faça pensar e estar concentrados.