[Tutorial]Converter carros para GTA (muito detalhado)
Enviado: sexta mar 28, 2008 6:09 pm
Aqui podem aprender tudo para converter carros para o GTA. Todas as semanas vou fazendo updates após todos terem conseguido o pretendido, isto é, os membros vão ter de dizer se conseguiram fazer o que éra suposto terem feito (como na escola).
Não metam comentarios por favor, apenas postem os vossos resultados e apresentem duvidas.
Ok vamos começar com um Mazda RX-7 do Need For Speed Most Wanted, podem sacar o carro em baixo.
(No ficheiro têm todas as texturas que nessecitam, menos uma que vamos fazer mais á frente)
Mazda RX-7
1- Quando abrirem o carro vão ver que tem tudo o que vem no ficheiro original do jogo, não apaguem nada ainda.
2- Agora apagem tudo menos o kit:0 e o base_a, depois de terem apagado tudo têm de apagar os "excessos". O NFS utiliza varios modelos dependendo dos graficos, como vamos querer o melhor neste carro vão apagar os outros modelos de cada objecto (vejam a imagem). Só tem de ficar o "_a" de cada objecto.
3- Guardem o carro.
4- Agora vão ao "Materials Editor" ou carreguem na tecla E, apaguem todos os materiais menos os do body, são eles body_right, body_left, body_rear, body_front e body.
5- No modo poligonos vão ter de apagar tudo o que nao faz parte do body, para facilitar a vida vão a Select> By Material, como ja apagaram todos os materiais que não são precisos escolham o "Default Material" e clickem em Select.
6- Apaguem todos os materiais restantes e jutem tudo num só objecto.
7- Abram uma janela de "UV-Map", vão a Surface>Mapping>Edit UV, clickem no carro e metam estes settings.
8- Vão ao Paint fazer uma imagem de 10x10 de uma cor qualquer. Guardem como Template.png.
9- Metam essa imagem como textura no Default Material, metam a vista UV-Map em full screen, clickem neste botão , tirem um screenshot disso, quanto maior melhor, no Paint tentei deixar o tamanho das bordas brancas, não se pode mudar o tamanho pois pode estragar o Template, que é como se faz os paintjobs.
10- Vejam se o template serve no carro, se não servir vão ter de refazer o passo anterior.
11- Não guardem para não estagar o que ja foi feito e abram o carro que quardaram já ha muito. Abram o Materials Editor e metam os materiais todos brancos, para depois irem vendo qual é a textura que o material utiliza.
12- Depois de encontrarem onde vão as texturas todas deve parecer qualquer coisa como isto:
Esta aula acaba por aqui, fico á espera das vossas duvidas.
Não metam comentarios por favor, apenas postem os vossos resultados e apresentem duvidas.
Ok vamos começar com um Mazda RX-7 do Need For Speed Most Wanted, podem sacar o carro em baixo.
(No ficheiro têm todas as texturas que nessecitam, menos uma que vamos fazer mais á frente)
Mazda RX-7
1- Quando abrirem o carro vão ver que tem tudo o que vem no ficheiro original do jogo, não apaguem nada ainda.
2- Agora apagem tudo menos o kit:0 e o base_a, depois de terem apagado tudo têm de apagar os "excessos". O NFS utiliza varios modelos dependendo dos graficos, como vamos querer o melhor neste carro vão apagar os outros modelos de cada objecto (vejam a imagem). Só tem de ficar o "_a" de cada objecto.
3- Guardem o carro.
4- Agora vão ao "Materials Editor" ou carreguem na tecla E, apaguem todos os materiais menos os do body, são eles body_right, body_left, body_rear, body_front e body.
5- No modo poligonos vão ter de apagar tudo o que nao faz parte do body, para facilitar a vida vão a Select> By Material, como ja apagaram todos os materiais que não são precisos escolham o "Default Material" e clickem em Select.
6- Apaguem todos os materiais restantes e jutem tudo num só objecto.
7- Abram uma janela de "UV-Map", vão a Surface>Mapping>Edit UV, clickem no carro e metam estes settings.
8- Vão ao Paint fazer uma imagem de 10x10 de uma cor qualquer. Guardem como Template.png.
9- Metam essa imagem como textura no Default Material, metam a vista UV-Map em full screen, clickem neste botão , tirem um screenshot disso, quanto maior melhor, no Paint tentei deixar o tamanho das bordas brancas, não se pode mudar o tamanho pois pode estragar o Template, que é como se faz os paintjobs.
10- Vejam se o template serve no carro, se não servir vão ter de refazer o passo anterior.
11- Não guardem para não estagar o que ja foi feito e abram o carro que quardaram já ha muito. Abram o Materials Editor e metam os materiais todos brancos, para depois irem vendo qual é a textura que o material utiliza.
12- Depois de encontrarem onde vão as texturas todas deve parecer qualquer coisa como isto:
Esta aula acaba por aqui, fico á espera das vossas duvidas.