- segunda fev 25, 2008 12:33 pm
#26175
Atraso recompensado! GTA IV vem com um caminhão de novidades.
Assim que a produção foi anunciada, Grand Theft Auto IV tornou-se imediatamente um dos jogos mais aguardados. A jogabilidade inovadora e temática controversa fez da franquia um clássico instantâneo.
Agora, quase cinco meses após o adiamento da data de lançamento, a Rockstar anunciou que GTA IV chegará às lojas em abril deste ano, mais precisamente no dia 29 de abril de 2008. Apesar da maioria dos fãs ficarem contentes em saber que a data de lançamento já está marcada e que ela não está tão longe (alguns rumores datavam o jogo apenas para o final do ano) resta à pergunta, porque o atraso.
A cobra vai fumar!
Segundo os próprios desenvolvedores o atraso aconteceu por conta de "problemas tecnológicos", pelo menos essa foi a palavra de Strauss Zelnick, executivo da Take-Two. Jerônimo Barrera, da Rockstar admite que os problemas tecnológicos relacionam-se principalmente a programação da versão para o PS3.
"Não é nenhuma surpresa que o PS3 foi um fator que contribuiu muito para os atrasos. Quando começamos o projeto já sabíamos desses fatores. O que não significa dizer que a versão para o PS3 terá qualquer problema. Ambas estão espetaculares. As duas versões estão idênticas." (tradução livre)
Além desses problemas, alguns boatos dão conta de que uma terceira versão do jogo também estaria em produção, a versão para PC (com data de lançamento especulada para outubro de 2008) certamente contribuiria para um possível atraso na produção do jogo.
E como se não bastassem esses problemas os programadores ainda tiveram que lidar com as várias inovações que o jogo irá trazer. Além da nova engine física, os desenvolvedores prometem novidades a jogabilidade e um sistema multiplayer com suporte para dezesseis jogadores.
Era uma vez na América
Nokolai Bellic, mais conhecido como Niko, esse é o protagonista da nova versão de GTA. Nascido no leste europeu, Niko não é um imigrante qualquer. Seu passado esconde uma vida de crimes que ele pretende deixar para trás.
Tudo estava se alinhando na vida de Niko quando seu primo Roman o convidou para mudar-se para Liberty City, na América, onde ele já havia alcançado o "sonho americano", morando em uma mansão, com duas mulheres, quatro banheiras e quinze carros esportivos; entretanto, quando Niko chega aos Estados Unidos as coisas não parecem tão boas assim.
Acontece que Roman estava mentindo e tudo que ele possui é um empresa de táxis, no qual pretende empregar seu primo Niko. Como Roman é a única pessoa que Niko conhece em Liberty City, os dois vão passar muito tempo juntos, além do fato de que Roman está afundado em dívidas o que significa que Niko ainda encontrará muitos problemas ela frente.
Metal Gear Auto!
A dinâmica envolvendo a sua (má)reputação e como ela influi a presença da polícia foi totalmente remodelada. Em GTA IV, você encontrará uma mecânica mais familiar a jogos de ação furtiva como Metal Gear Solid.
Nas outras versões de GTA, o sistema de ?estrelas? media o quão notório era o seu personagem e a quantidade delas era proporcional a quantidade de policiais perseguindo o seu criminoso. Agora, o sistema foi substituído por uma circunferência de abrangência. Seu radar irá indicar um raio de ação da polícia, permitindo, assim, que o protagonista evite perseguições e troca de tiros. Para tanto, basta que ele saia do raio de ação, evidenciado no mapa, sem ser percebido pelos oficiais da lei. Entretanto, quanto maior for a sua notoriedade (estrelas nas versões anteriores), maior será o raio.
Tecnologia a serviço do crime
Apesar da maioria dos policias não gostar de ter suas viaturas roubadas, esses veículos a serviço da lei e justiça trazem algumas ferramentas bem úteis aos criminosos de plantão no novo título.
O computador portátil presente na viatura, por exemplo, tem acesso direto ao banco de dados da polícia. Assim, você poderá acessar todas as informações sobre aqueles capangas que estão ameaçando o seu território.
Tudo limpo
Outra novidade é a forma como a sua saúde é apresentada. Sem nenhum medidor aparente, você só irá saber como está a ?barra? de vida pelo aspecto das suas roupas. Isso porque conforme você vai acumulando dano, suas roupas vão ficando manchadas de sangue. Para recuperar-se, basta comer uma boa refeição. Sendo assim, em GTA IV, comer é o melhor remédio: você irá recuperar muito mais energia ao ingerir alimentos.
Literalmente um prato cheio; se você estiver sangrando por todos os orifícios possíveis, então será necessário comer um genuíno cachorro-quente em qualquer esquina. É claro que um pouco de repouso não faz mal a ninguém.
Gears of Theft
Uma das grandes reclamações dos fãs da série GTA era em relação ao sistema de combate. Porém, nesta nova edição os problemas parecem ter sido resolvidos. Um simples pressionar do gatilho centra sua mira no inimigo mais próximo, o que pode ser incrivelmente prático, mas pouco preciso. Tiros em pontos diferentes causam mais ou menos dano; tiros na cabeça derrubam seus inimigos muito mais rápido do que se disparados no peito.
Senta o dedo manéAlém da mira automática, você também pode utilizar o controle analógico para ajustar a sua mira, além de poder aproximar a visão, dando um zoom na linha de tiro. Outro controle disponível será o que inverte o ângulo da câmera, mostrando o que está atrás do seu personagem.
E finalmente os fãs de GTA poderão utilizar o cenário como proteção. No melhor estilo de Gears of War, você poderá esconder-se atrás de carros, placas, muros e outros obstáculos ? evitando assim o fogo adversário.
Esse sistema será inteligente: a posição de Niko no cenário em relação à barreira e o próprio formato e tamanho deste obstáculo irão determinar a forma como o personagem irá se aproximar e se posicionar. Seja atrás da proteção ou com um salto, uma corrida, um carrinho, etc.
Também de forma análoga ao jogo Gears Of War, Niko será capaz de executar disparos cegos, ou seja, mesmo estando oculto atrás de uma barreira, ele poderá esticar sua arma e disparar contra os inimigos.
Crime e castigo
Tudo o que você fizer irá contribuir para a trama. Diferente dos outros jogos onde a história desenvolvia-se somente durante as missões, em GTA IV todas as suas ações e decisões irão influenciar diretamente ou indiretamente o desenvolvimento do enredo.Não adianta pedir desculpa agora!
Dentro das missões, você terá liberdade total para escolher a melhor forma de agir. Em uma missão na qual o objetivo é assassinar um grupo rival, você pode escolher a forma como executar o objetivo, tais como: entrar atirando; procurar uma posição estratégica e eliminar um a um; e assim por diante. Enfim, você escolhe e conforme a sua escolha o mundo de GTA irá assimilar as suas decisões.
Segundo os desenvolvedores do jogo, cada missão terá algo entre nove a doze formas diferentes de se realizá-la, tornando cada partida única.
Diga-me com quem andas...
Uma grande novidade de GTA IV é a possibilidade do uso freqüente do seu telefone celular e outros meios de comunicação, diferentemente de outras versões do jogo, nas quais você aguardava passivamente as ordens pelo telefone.
E a sua agenda não se resume a de um gângster, quanto mais amigos você fizer maior será a sua rede de contatos e conseqüentemente de aliados, que por sua vez poderão prestar a maior miríade de favores.
Por exemplo, Roman, seu primo pilantra, possui uma empresa que presta serviço de transporte, algo muito útil para alguém que precisa se locomover pela cidade. Mas a diversão não pára por aí... Conforme o seu grupo social crescer, também crescem as opções de lazer.
Você poderá convidar e ser convidado para várias atividades com seus amigos e amigas. Jogar sinuca, fazer um lanche, tomar um drinque e muito mais. Graças às maravilhas tecnológicas, toda vez que você adicionar um contato no seu celular, a localização do seu amigo fica permanentemente marcada no seu GPS.
Dando seqüência as novidades na jogabilidade estão às interações com objetos dentro do jogo. Você poderá pendurar-se em helicópteros, agarrar-se em veículos que estão em movimento, quebrar vidros, escalar postes telefônicos e escadas de incêndio, empurrar pessoas na rua e muito mais.
Vice City está viva e você pode interagir de diferentes formas com todo o ambiente. Se você não tem um carro, você pode chamar um amigo seu no telefone e pedir por uma carona, ou até mesmo chamar um táxi. As variações do terreno e a movimentação dos personagens são regidos pela engine de física, Euphoria, que proporciona um novo grau de realismo a todo o desenrolar do jogo.
De fininho.Os habitantes da cidade do pecado estão mais inteligentes e realistas, interagindo com o ambiente e entre eles. Você encontrará vários pedestres, desabrigados e mendigos, tudo variando conforme o período do dia. Por exemplo: as ruas estarão mais movimentadas durante a hora do rush e vazias no período da madrugada.
E parece que o realismo será a palavra da ordem de GTA IV, se antes bastava abrir a porta de um carro para sair dirigindo ele por aí, agora você terá muito mais trabalho pela frente. Primeiramente, Niko terá que aproximar-se do veículo sem chamar muita atenção, arrombar a porta (quebrando o vidro do carro) e finalmente fazer a ligação direta para ligar o carro.
O jogo trará algumas animações diferentes para as aproximações e variações no momento da quebra do vidro, bem como a forma como Niko entra no carro, tudo dependendo de como o veículo estava estacionado e até mesmo do modelo do carro.
Para se ter uma boa idéia do grau de realismo que os desenvolvedores querem implantar no título, quando você estiver escutando ao rádio dentro do seu carro, o toque o celular irá causar pequenas interferências no sinal.
O jogo tem data de lançamento marcada para o dia 29 de abril de 2008.
Assim que a produção foi anunciada, Grand Theft Auto IV tornou-se imediatamente um dos jogos mais aguardados. A jogabilidade inovadora e temática controversa fez da franquia um clássico instantâneo.
Agora, quase cinco meses após o adiamento da data de lançamento, a Rockstar anunciou que GTA IV chegará às lojas em abril deste ano, mais precisamente no dia 29 de abril de 2008. Apesar da maioria dos fãs ficarem contentes em saber que a data de lançamento já está marcada e que ela não está tão longe (alguns rumores datavam o jogo apenas para o final do ano) resta à pergunta, porque o atraso.
A cobra vai fumar!
Segundo os próprios desenvolvedores o atraso aconteceu por conta de "problemas tecnológicos", pelo menos essa foi a palavra de Strauss Zelnick, executivo da Take-Two. Jerônimo Barrera, da Rockstar admite que os problemas tecnológicos relacionam-se principalmente a programação da versão para o PS3.
"Não é nenhuma surpresa que o PS3 foi um fator que contribuiu muito para os atrasos. Quando começamos o projeto já sabíamos desses fatores. O que não significa dizer que a versão para o PS3 terá qualquer problema. Ambas estão espetaculares. As duas versões estão idênticas." (tradução livre)
Além desses problemas, alguns boatos dão conta de que uma terceira versão do jogo também estaria em produção, a versão para PC (com data de lançamento especulada para outubro de 2008) certamente contribuiria para um possível atraso na produção do jogo.
E como se não bastassem esses problemas os programadores ainda tiveram que lidar com as várias inovações que o jogo irá trazer. Além da nova engine física, os desenvolvedores prometem novidades a jogabilidade e um sistema multiplayer com suporte para dezesseis jogadores.
Era uma vez na América
Nokolai Bellic, mais conhecido como Niko, esse é o protagonista da nova versão de GTA. Nascido no leste europeu, Niko não é um imigrante qualquer. Seu passado esconde uma vida de crimes que ele pretende deixar para trás.
Tudo estava se alinhando na vida de Niko quando seu primo Roman o convidou para mudar-se para Liberty City, na América, onde ele já havia alcançado o "sonho americano", morando em uma mansão, com duas mulheres, quatro banheiras e quinze carros esportivos; entretanto, quando Niko chega aos Estados Unidos as coisas não parecem tão boas assim.
Acontece que Roman estava mentindo e tudo que ele possui é um empresa de táxis, no qual pretende empregar seu primo Niko. Como Roman é a única pessoa que Niko conhece em Liberty City, os dois vão passar muito tempo juntos, além do fato de que Roman está afundado em dívidas o que significa que Niko ainda encontrará muitos problemas ela frente.
Metal Gear Auto!
A dinâmica envolvendo a sua (má)reputação e como ela influi a presença da polícia foi totalmente remodelada. Em GTA IV, você encontrará uma mecânica mais familiar a jogos de ação furtiva como Metal Gear Solid.
Nas outras versões de GTA, o sistema de ?estrelas? media o quão notório era o seu personagem e a quantidade delas era proporcional a quantidade de policiais perseguindo o seu criminoso. Agora, o sistema foi substituído por uma circunferência de abrangência. Seu radar irá indicar um raio de ação da polícia, permitindo, assim, que o protagonista evite perseguições e troca de tiros. Para tanto, basta que ele saia do raio de ação, evidenciado no mapa, sem ser percebido pelos oficiais da lei. Entretanto, quanto maior for a sua notoriedade (estrelas nas versões anteriores), maior será o raio.
Tecnologia a serviço do crime
Apesar da maioria dos policias não gostar de ter suas viaturas roubadas, esses veículos a serviço da lei e justiça trazem algumas ferramentas bem úteis aos criminosos de plantão no novo título.
O computador portátil presente na viatura, por exemplo, tem acesso direto ao banco de dados da polícia. Assim, você poderá acessar todas as informações sobre aqueles capangas que estão ameaçando o seu território.
Tudo limpo
Outra novidade é a forma como a sua saúde é apresentada. Sem nenhum medidor aparente, você só irá saber como está a ?barra? de vida pelo aspecto das suas roupas. Isso porque conforme você vai acumulando dano, suas roupas vão ficando manchadas de sangue. Para recuperar-se, basta comer uma boa refeição. Sendo assim, em GTA IV, comer é o melhor remédio: você irá recuperar muito mais energia ao ingerir alimentos.
Literalmente um prato cheio; se você estiver sangrando por todos os orifícios possíveis, então será necessário comer um genuíno cachorro-quente em qualquer esquina. É claro que um pouco de repouso não faz mal a ninguém.
Gears of Theft
Uma das grandes reclamações dos fãs da série GTA era em relação ao sistema de combate. Porém, nesta nova edição os problemas parecem ter sido resolvidos. Um simples pressionar do gatilho centra sua mira no inimigo mais próximo, o que pode ser incrivelmente prático, mas pouco preciso. Tiros em pontos diferentes causam mais ou menos dano; tiros na cabeça derrubam seus inimigos muito mais rápido do que se disparados no peito.
Senta o dedo manéAlém da mira automática, você também pode utilizar o controle analógico para ajustar a sua mira, além de poder aproximar a visão, dando um zoom na linha de tiro. Outro controle disponível será o que inverte o ângulo da câmera, mostrando o que está atrás do seu personagem.
E finalmente os fãs de GTA poderão utilizar o cenário como proteção. No melhor estilo de Gears of War, você poderá esconder-se atrás de carros, placas, muros e outros obstáculos ? evitando assim o fogo adversário.
Esse sistema será inteligente: a posição de Niko no cenário em relação à barreira e o próprio formato e tamanho deste obstáculo irão determinar a forma como o personagem irá se aproximar e se posicionar. Seja atrás da proteção ou com um salto, uma corrida, um carrinho, etc.
Também de forma análoga ao jogo Gears Of War, Niko será capaz de executar disparos cegos, ou seja, mesmo estando oculto atrás de uma barreira, ele poderá esticar sua arma e disparar contra os inimigos.
Crime e castigo
Tudo o que você fizer irá contribuir para a trama. Diferente dos outros jogos onde a história desenvolvia-se somente durante as missões, em GTA IV todas as suas ações e decisões irão influenciar diretamente ou indiretamente o desenvolvimento do enredo.Não adianta pedir desculpa agora!
Dentro das missões, você terá liberdade total para escolher a melhor forma de agir. Em uma missão na qual o objetivo é assassinar um grupo rival, você pode escolher a forma como executar o objetivo, tais como: entrar atirando; procurar uma posição estratégica e eliminar um a um; e assim por diante. Enfim, você escolhe e conforme a sua escolha o mundo de GTA irá assimilar as suas decisões.
Segundo os desenvolvedores do jogo, cada missão terá algo entre nove a doze formas diferentes de se realizá-la, tornando cada partida única.
Diga-me com quem andas...
Uma grande novidade de GTA IV é a possibilidade do uso freqüente do seu telefone celular e outros meios de comunicação, diferentemente de outras versões do jogo, nas quais você aguardava passivamente as ordens pelo telefone.
E a sua agenda não se resume a de um gângster, quanto mais amigos você fizer maior será a sua rede de contatos e conseqüentemente de aliados, que por sua vez poderão prestar a maior miríade de favores.
Por exemplo, Roman, seu primo pilantra, possui uma empresa que presta serviço de transporte, algo muito útil para alguém que precisa se locomover pela cidade. Mas a diversão não pára por aí... Conforme o seu grupo social crescer, também crescem as opções de lazer.
Você poderá convidar e ser convidado para várias atividades com seus amigos e amigas. Jogar sinuca, fazer um lanche, tomar um drinque e muito mais. Graças às maravilhas tecnológicas, toda vez que você adicionar um contato no seu celular, a localização do seu amigo fica permanentemente marcada no seu GPS.
Dando seqüência as novidades na jogabilidade estão às interações com objetos dentro do jogo. Você poderá pendurar-se em helicópteros, agarrar-se em veículos que estão em movimento, quebrar vidros, escalar postes telefônicos e escadas de incêndio, empurrar pessoas na rua e muito mais.
Vice City está viva e você pode interagir de diferentes formas com todo o ambiente. Se você não tem um carro, você pode chamar um amigo seu no telefone e pedir por uma carona, ou até mesmo chamar um táxi. As variações do terreno e a movimentação dos personagens são regidos pela engine de física, Euphoria, que proporciona um novo grau de realismo a todo o desenrolar do jogo.
De fininho.Os habitantes da cidade do pecado estão mais inteligentes e realistas, interagindo com o ambiente e entre eles. Você encontrará vários pedestres, desabrigados e mendigos, tudo variando conforme o período do dia. Por exemplo: as ruas estarão mais movimentadas durante a hora do rush e vazias no período da madrugada.
E parece que o realismo será a palavra da ordem de GTA IV, se antes bastava abrir a porta de um carro para sair dirigindo ele por aí, agora você terá muito mais trabalho pela frente. Primeiramente, Niko terá que aproximar-se do veículo sem chamar muita atenção, arrombar a porta (quebrando o vidro do carro) e finalmente fazer a ligação direta para ligar o carro.
O jogo trará algumas animações diferentes para as aproximações e variações no momento da quebra do vidro, bem como a forma como Niko entra no carro, tudo dependendo de como o veículo estava estacionado e até mesmo do modelo do carro.
Para se ter uma boa idéia do grau de realismo que os desenvolvedores querem implantar no título, quando você estiver escutando ao rádio dentro do seu carro, o toque o celular irá causar pequenas interferências no sinal.
O jogo tem data de lançamento marcada para o dia 29 de abril de 2008.