Relativos à comunidade GTApt.
  • Avatar do Utilizador
  • Avatar do Utilizador
  • Avatar do Utilizador
Avatar do Utilizador
Por uNi
Mensagens Personalizado Personalizado Personalizado Avatar
#11317
No contexto do nosso aniversário, trazemos uma entrevista ao fundador deste projecto. Como já referido no perfil da página, a sua origem deveu-se ao canal de irc #GTA na PTnet, tendo sido cirado um espaço apenas para listar alguns links. Foi crescendo e passando por várias versões, até chegar ao portal actual. Em baixo, são mostradas imagens das primeiras versões, respesctivamente v1 (só em notepad), v2.2 e v3.1.

A evolução desde estas versões mais primitivas até à actual, deve-se principalmente a todos os nossos utilizadores. Agradecemos a todos, e em especial a quem se lembra destas primeiras versões, pois já faz parte da mobília da casa! :)

Passando à entrevista...

ImagemImagemImagem
GTApt:
Ficaste farto do projecto apesar de não o continuares por outros motivos? É que parece que não mas um projecto destes durante 3 anos é fruta.

yield:
Estive na frente do projecto durante dois anos e pouco (não chegou aos três). Não me fartei de modo algum, gostava do que fazia. O principal motivo para ter deixado o projecto foi a entrada na faculdade. Não fiquei com tanto tempo disponível, tanto que a minha saída não foi imediata; foi algo gradual, até chegar ao ponto em que me encontrava completamente alheio do mundo do GTA.


GTApt:
Não tinhas grande simpátia com o San Andreas, isso fez perder alguma vontade de continuar o projecto?

yield
É verdade, o SA não me atraíu minimamente. A ideia de ter de fazer no jogo tarefas que se faz na vida real, faz parte de um género de jogo para o qual não tenho muita afinidade (à semelhança dos mmorpgs que tornavam-se mais populares na altura). Contudo, confesso que fui algo céptico em não ter experimentado antes de tomar afincadamente essa posição, mas esse facto foi também influenciado pela falta de tempo para jogá-lo.

Mesmo assim, não foi isso que me tirou vontade de continuar o projecto, até porque mesmo não tendo jogado SA, continuava a contribuir e ajudar os utilizadores do canal/site ao máximo que podia.

A título de curiosidade, tinha acabado de instalar o SA minutos antes de receber o convite para esta entrevista. Vamos ver se afinal mudo de opinião!


GTApt:
Tiveram alguma altura menos boa onde vos pareceu que isto já não ia a lado nenhum?

yield
Enquanto nós estivemos dedicados ao projecto (eu e o T-1000 - também líder do projecto), e modéstia à parte... foi sempre um sucesso. Isto no sentido de que houve sempre uma tendência a crescer e a evoluir, principalmente pela estrutura da portal, bem como o respectivo nível de audiências. Apenas a vertente IRC sofreu ondulações sazonais, mas isso é habitual em toda a rede.

Quando nos preparávamos para o próximo passo (porque a v4 há já muito tempo que havia sendo preparada e até construímos alguns protótipos), foi quando o tempo começou a escassear, o trabalho começou a ficar a meio gás, até à sua cessação. Chegou-se ao ponto de haver um período de tempo (não me recordo ao certo, talvez uns poucos meses) em que o portal esteve completamente parado, até que o Uni fez o grande feito de continuar o que já tínhamos construído. :)


GTApt:
Quanto tempo em média por dia achas que isto te tirou ao longo dos anos?

yield:
Bem, já lá vai muito tempo, é difícil estimar alguma coisa... o que posso dizer é que no período em que estive activo, não tinha uma porção do dia reservada para me dedicar ao projecto (nome demasiado pomposo para o que era no início, ah!). Quando achava que tinha algo a acrescentar ou a melhorar, perdia o tempo que fosse preciso para concluí-lo. Lembro-me vagamente que quando construí a v2 (aquela coisa bela decorada em vermelho cor de vinho tinto/sangue de porco, para quem se lembra) estive uma semana a fio sem fazer mais nada. Mais adiante, o esquema continuou o mesmo.

Quando o T-1000 se juntou ao projecto (na v2.2), continuávamos sem actualizações agendadas, mas quando era para trabalhar gastava-se o tempo que fosse necessário. Quanto ao nosso espaço no IRC (que entretanto caíu em completo esquecimento e desuso), estávamos lá praticamente todos os dias, várias horas por dia.
Imagem
GTApt:
Eras capaz de ficar até tarde so pelo gosto de ver o site a crescer? Ou a falar com outros users?

yield:
Claro, fiz isso incontáveis vezes. Como referi na resposta à questão anterior, eu dedicava-me a tempo inteiro neste projecto. Durante o 2º ano de existência do projecto, estive numa altura da vida em que pouco saía de casa, devido a problemas de diversas ordens. Por outro lado, ao menos converti esse tempo em algo minimamente útil e produtivo, penso.


GTApt:
Apesar de ter sido um projecto bem sucedido e de ainda estar a crescer penso que nunca gastaram dinheiro nele. Porque razão? Acharam que não valia a pena e estava bem como estava?

yield:
Repara, éramos dois rapazes estudantes (e ainda somos) que não trabalhavam... infelizmente, neste mundo não podemos extorquir dinheiro como o Sr. Vercetti! Além disso, a início não houve essa necessidade, pois sempre tivémos o que precisávamos sem ter que pagar por isso.

No período em que elaborávamos os protótipos da v4, que já requeria mais e melhores recursos de hosting, tínhamos conseguido uma parceria que nos garantia tudo o que fosse necessário. Gastámos apenas dinheiro na compra do domínio da que seria a v4, mas que nunca chegou a ser divulgado aos utilizadores.


GTApt:
Que achas do "novo" GTApt? Passou-se finalmente para o PHP, agora é mais fácil de postar as notícias e actualizar o contéudo. Adicionou-se uma database para os downloads,uma galeria de imagens. Um fórum já tem quase 1 ano de vida e já vai acima de 1000 users e 10000 posts. Além de que o site é agora um fan site oficial(reconhecido pela R*).Previas este tipo de evolução para um passo na evolução do GTApt.

yield:
Como já referi acima, a v4 que tínhamos idealizado seria nuns moldes muito semelhantes ao actual portal, praticamente com as mesmas funções, tanto que ainda cheguei a trabalhar um pouco com o Uni no ínicio. Era previsto, deste modo, que se alcançasse um estádio superior de evolução.

Quanto ao reconhecimento pela R*, penso que nunca esperámos isso pelo simples facto de contermos certos e determinados conteúdos, que apesar de não serem apreciados aos olhos da R*, fazia parte dos nossos planos mantê-los. Mas sim, estou contente em saber que o projecto continua a crescer.
Imagem
GTApt:
Já experimentaste/estás a par do SA-MP? Achas que é melhor que o MTA:SA?

yield:
Na primeira resposta fiz referência ao facto de ter instalado o SA pela primeira vez minutos antes do início da entrevista. Ainda não joguei o single player e muito menos o multi player, pelo que não posso emitir juízos de valor acerca disso.


GTApt:
Já te andaste a informar do GTAIV? O que te parece?

yield:
Um pouco apenas. Vi o primeiro trailer oficial. Não estou a par dos detalhes técnicos. A julgar pelo trailer, parece-me um bom passo em frente, como bem disseram: semelhante à passagem do GTA2 para o GTA3. É de esperar q a R* surpreenda uma vez mais, como já foi visto pelo jogo Table Tennis, têm em posse tecnologia de ponta para fazer um jogo brilhante.
Última edição por uNi em segunda ago 13, 2007 6:45 pm, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Por StaticX
Mensagens Avatar
#11335
Donut Escreveu: não sei do que falam eu sou o único user a ir ao irc ainda , tu apareces la as vezes Static. só não continuaram a ir ao IRC porque não quiseram
O pessoal já deixou todo IRC. Por isso é que já ninguém anda por lá.

Eu por acaso ainda sou alto colado em irc, raramente ando pela ptnet mas tenho o irc quase sempre ligado. Tenho andado mais pela UnderPT.
Por SolidShark
#11336
Isto faz-me lembrar de quando andava lá pelo canal, a ajudar os outros e tal, quando andei nos dhg aí com o sr. yield, etc, velhos tempos. Não falo com ele há muito tempo mesmo, gostava de falar com ele outra vez.
Avatar do Utilizador
Por Wrong Killer
Mensagens Avatar
#11349
E o yield ainda não testou o sa-mp mas sempre disse que o mta ia ser melhor xD

Quando cá cheguei já foi com a versão azulinha mas lembro-me de um amigo meu me mandar um link de um site de gtapt com o skin vermelho que passado um tempo tinha desaparecido fizesse o que fizesse para o encontrar
Avatar do Utilizador
Por Wrong Killer
Mensagens Avatar
#11383
também tás na mesma uni? lol
Acho que é lógico que o samp é melhor que o mta até porque o mta decidiu fazer primeiro o race e o deathmatch só vai sair quando sair o IV.

O mta pode sair melhor mas também sai 3 anos depois... A equipa do samp é preguiçosa mas a do mta então...

Quando saiu o vc-mp foi um bang o yield é que já não andava cá

o pelo no peito ali. So falta a bifana, a mini e o[…]

Red Dead Redemption 2 disponível novamente no catá[…]

Boas noticias. Uns novos detalhes neste momento c[…]

Visita o nosso portal de Notícias!