Desporto em geral.

Moderador: Moderador

  • Avatar do Utilizador
  • Avatar do Utilizador
  • Avatar do Utilizador
  • Avatar do Utilizador
Avatar do Utilizador
Por vinicius3232
Mensagens Avatar
#14024
O fenômeno cultural parkour é um atividade difícil de ser categorizada. Não é um esporte radical,[5] mas uma arte ou disciplina[6] que assemelha-se a auto-defesa nas artes marciais. De acordo com o fundador David Belle, o espírito no parkour é guiado em partes pela noção de "escapar" e "chegar", isto é: ter raciocínio rápido com destreza para escapar de situações difíceis.[7] Porventura, havendo uma confrontação hostil com uma pessoa, você terá que conversar, lutar ou esquivar. Como as artes marciais são uma forma de treinamento para a luta, parkour é uma forma de treinamento para a fuga. Devido a dificuldade em categoriza-la, os praticantes freqüentemente colocam-a em sua própria categoria: "parkour é parkour".

Uma importante característica nesta arte está em sua eficiência. Um praticante não só se move o mais rápido que puder, mas da maneira em que irá gastar menos energia procurando evitar ferimentos a curto e longo prazo.

História

As inspirações para essa arte surgiram de várias partes, primeiramente pelo méthode naturelle (Método Natural de Educação Física) desenvolvido por Georges Hébert durante o vigésimo centenário.[10] Soldados Franceses no Vietnã inspirados pelo trabalho de Georges Hébert criaram o treinamento militar: parcours du combattant. David Belle foi iniciado no treinamento militar e méthode naturelle por seu pai, Raymond Belle ? um soldado Francês que praticava as duas disciplinas. David Belle continuou a praticar outras atividades como artes marciais e ginástica, buscando aplicar suas habilidades adquiridas de forma prática na vida.

Depois de se mudar para Lisses, David Belle continuou sua jornada com os outros.[11] "Desde então nós desenvolvemos" disse Sébastien Foucan no documentário Jump London, "e realmente em toda a cidade lá estávamos; lá estava o parkour. Você precisa apenas olhar, você precisa apenas imaginar, igual uma criança" descrevendo a visão do parkour.

No final da década de 1990, David Belle e Sébastien Foucan, dois nomes importantes, foram divergindo seus ideais até que se separaram por completo. Para Foucan, parkour é uma atividade e está ligado mais as filosofias orientais e seus movimentos estão baseados na autonomia e nas energias positivas, além de ser aberto a outras influências, tais como break dance. Com o documentário Jump London se criou e popularizou o termo Free running. Desde então, o termo free running vem sendo usado para denominar a prática conforme divulgada por Foucan, ou seja, com inclusão de movimentos acrobáticos e ineficientes, do ponto de vista do conceito de utilidade, característico do método natural e parkour.

Pelo fa©to de ser extremamente plástico e impressionante, o grupo Yamakasi, inicialmente contando com Belle e Foucan e posteriormente re-criado sem esses, participou de diversos espetáculos, incluindo o Cirque du Soleil e cativou novos praticantes em suas viagens pela europa, mas sem dúvida o que gerou a maior disseminação do parkour no mundo inteiro foi a internet, fazendo com que hoje seja praticado em todos os continentes.

No Brasil

A história do parkour no Brasil tem seu início no começo de 2004, quando jovens de São Paulo e Brasília começaram a se aventurar nessa prática de origem francesa, e estudar sua filosofia. Em São Paulo traceurs conhecidos começavam a imitar os vídeos de David Belle vistos na Internet. Em Brasília outros traceurs também se iniciavam na prática. Nesta época surgiram blogs e websites sobre a prática do Parkour, mas a prática se intensificou somente após a Criação da Associação Brasileira de Parkour (ABPK - sem registro oficial) que ajudou a organizar eventos e a ensinar o real conceito da prática na Internet. Ambas cidades começavam, quase que no mesmo período, a estudar e a praticar o que então parecia um esporte radical, porém praticado com disciplina e responsabilidade não possui grandes perigos

Prática

Sem limitações de espaços para ser praticado, o parkour é acessível a todos, possibilitando o auto-conhecimento corpo humano e mente como o desenvolvimento da força, resistência, coordenação motora, ao mesmo tempo que desenvolve a concentração, força de vontade, determinação e coragem. Qualidades que favorecem o bem estar e a qualidade de vida, educando jovens ávidos por novas experiências. Um traceur ou traceuse é potencialmente um ótimo praticante de outras atividades físicas que necessitam de auto-controle, agilidade, destreza, força, raciocino rápido e observação.

Equipamentos

Parkour oferece grande liberdade e custo minímo para ser praticado, sendo recomendados os seguintes acessórios[12]:

    * Calça leve
    * Camiseta leve
    * Tênis esportivo

Todos os equipamentos ou acessórios são opcionais ? possibilitando ser praticado com luvas ou até descalço e seminu.

Movimentos

A definição básica da finalidade do parkour observando instintivamente nos remete a idéia de Andar e Correr, transpor obstáculos seria seu aperfeiçoamento, sua evolução.

Exercícios

O Parkour é uma prática de treinamento mental e físico, sendo assim podemos agrupar ao treinamento exercícios de tonificação muscular, como o planche, agachamentos, abdominais, flexões e outros.

Variantes

Há variantes nas denominações devido a fatores como:

    * Grande popularização da prática, causando o uso do Inglês
    * Falta de familiaridade com a língua francesa
    * Adaptação do termo ao idioma local

Temos como exemplo o fato de que alguns grupos (Crews ou Clãs) denominam Atterissage (seguindo a tradição da França), outros chamam Landing (pela adaptação em Inglês, para compreedimento geral) ou Aterrissagem (tradução direta ao Português). A maioria dos Traceurs tem conhecimento das 3 formas.

Na cultura popular

    * O filme Casino Royale há cenas de parkour com Sébastien Foucan logo nas primeiras cenas de ação.
    * Clipe de David Guetta Vs The Egg: Love Don't Let Me Go, há alguma demonstração da prática.
    * Madonna exibiu extensivamente free running em seu clipes de musica Hung Up e Jump. Além disso, durante a mega turnê "Confessions Tour", realizada em 2006, mais uma vez Madonna, juntamente com alguns praticantes do FreeRunning.
    * O filme B-13,há cenas de parkour com o redescobridor da disciplina esportiva David Belle, fazendo movimentos com muita agilidade.
    * O filme Filhos do Vento também possui cenas de parkour e freerunning com integrantes da Clã francesa Yamakasi

---------------------------
eu tb  to fazendo isso  tenho ate uma equipe  =)


Imagem

videos
http://br.youtube.com/watch?v=EmxIsdkPMj4&...rbrasil.com.br/

http://br.youtube.com/watch?v=YNvdSemZYCI

http://www.dailymotion.com/video/x1evd0_ca...amakazi_extreme
Avatar do Utilizador
Por xpLodeR
Mensagens Avatar
#14079
por acaso ja pratiquei, mas tive de deixar devido a um prob de saude! mas adorei fazelo
Por Marco_Conceicao
#25135
: LOL : borrei-me a rir com essa! Adoro fazer isto! Só n consigo fazer flips (ou tucks como dizem no tony hawk's american wasteland) e saltos á coelho (as pernas são demasiado longas e não consigo encolhe-las o suficiente, tropeçando nos muros baixos onde quero aterrar, batendo o queixo no chao apos uma queda corta com angulo de 90º
Avatar do Utilizador
Por xpLodeR
Mensagens Avatar
#25245
Marco_Conceicao Escreveu: : LOL : borrei-me a rir com essa! Adoro fazer isto! Só n consigo fazer flips (ou tucks como dizem no tony hawk's american wasteland) e saltos á coelho (as pernas são demasiado longas e não consigo encolhe-las o suficiente, tropeçando nos muros baixos onde quero aterrar, batendo o queixo no chao apos uma queda corta com angulo de 90º
não será o Monkey?
Por Tigas
#25276
eu ainda pratico mas houve ai uma altura que era impossivel que havia putos e putos a praticar e uns partiam pernas etc porque pensavam que parkour e anda a saltar de telhado em telhado... :wall:
Avatar do Utilizador
Por RickyLopes
Mensagens Avatar
#28817
Quem me dera praticar, desde pequeno que adoro trepar, mandar-me, etc lolol! Lembro-me uma vez quando tinha cinco anos no infantário, e lá nós tínhamos todos a mania de trepar a uma árvore, agarrar-se ao terceiro ramo e largármo-nos... uma vez eu fui para o quinto, caí, e fui para o hospital com o pé torcido! looool
Tigas Escreveu: eu ainda pratico mas houve ai uma altura que era impossivel que havia putos e putos a praticar e uns partiam pernas etc porque pensavam que parkour e anda a saltar de telhado em telhado... :wall:
LOL

o pelo no peito ali. So falta a bifana, a mini e o[…]

Red Dead Redemption 2 disponível novamente no catá[…]

Boas noticias. Uns novos detalhes neste momento c[…]

Visita o nosso portal de Notícias!