Moderador: Moderador

  • Avatar do Utilizador
  • Avatar do Utilizador
Avatar do Utilizador
Por VIP3R
Mensagens Avatar
#19671
Lua terá nascido 62 milhões de anos após o sistema solar

O nascimento da Lua deverá ter ocorrido 62 milhões de anos após o início da formação do sistema solar, segundo um estudo publicado pela revista britânica Nature.

Uma equipa da universidade técnica de Zurique, na Suiça, e do Instituto de Mineralogia de Colónia, na Alemanha, efectuou medições de isótopos de tungsténio que permitiram determinar que a separação da Terra e do seu satélite se produziu entre 52 milhões e 152 milhões de anos após a formação do sistema solar, com uma probabilidade máxima de 62 milhões de anos.

Os investigadores constaram também que a proporção de dois isótopos de tungsténio era a mesma nos mantos terrestre e lunar.

A similitude entre a matéria à superfície da Terra e a da Lua tinha já sido posta em evidência pelas missões habitadas americanas Apollo.

Segundo uma teoria habitualmente aceite, a Lua ter-se-ia formado após uma colisão entre a Terra e um corpo celeste do tamanho do planeta Marte.


Fonte: RTP.pt
Última edição por VIP3R em segunda jan 07, 2008 5:33 pm, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Por VIP3R
Mensagens Avatar
#19727
Primeira teoria: há cerca de 4,5 bilhões de anos, logo depois que a Terra se formou e ainda estava incandescente, a rotação da Terra começou a aumentar mais e mais, até que um pedaço dela se desprendeu, dando origem à Lua. A falha dessa teoria é que ela não pode explicar por que o sistema Terra-Lua gira tão devagar. Caso essa teoria estivesse certa a Terra e a Lua deveriam estar girando atualmente quatro vezes mais depressa.

Segunda teoria: a Lua se formou por si própria, independentemente da Terra, como qualquer um outro corpo celeste, a partir do material que se encontrava disponível em volta do Sol. Caso isso fosse verdade, a composição química dos dois corpos deveria ser a mesma. Os resultados obtidos a partir do estudo das rochas lunares, trazidas pelos astronautas é que a Lua apresenta uma deficiência de ferro e materiais voláteis.

Terceira teoria: a Lua se formou em algum local do Sistema Solar e posteriormente foi capturada pela gravidade da Terra. Cálculos atuais mostram que se um corpo das dimensões da Lua viesse na direção da Terra ou se chocaria com a Terra ou seria desviado e lançado nas profundezas do espaço. Essa teoria também não explica a falta de ferro pois se a Lua tivesse se formado como um planeta comum, deveria ter um núcleo de ferro como Vênus, Marte e a Terra.

Quarta teoria: formulada por Alastair Cameron em 1984. Para entendê-la melhor voltemos no tempo em 4,5 bilhões de anos, quando só haviam passado 50 milhões de anos do "nascimento" do Sol. Nessa ocasião os planetas atualmente existentes já estavam em estágio avançado de formação mas ainda haviam inúmeros corpos, alguns com dimensões planetárias, que giravam em torno do Sol.

Imaginemos que nessa ocasião um corpo com o dobro das dimensões de Marte, isto é, com cerca de 7.000 quilômetros de raio, se chocasse com uma Terra que ainda se encontrava em formação e cuja massa fosse a metade da atual, a uma velocidade de 40.000 quilômetros por hora. Com a colisão uma grande quantidade de material é lançada ao espaço, a tênue atmosfera da Terra se evapora, sendo seus gases também lançados no espaço, e o fino manto, antes sólido, se derrete devido ao calor gerado pelo choque e se transforma num oceano de lavas derretidas.

Algumas horas após o choque um belo anel composto pelo material ejetado envolve a Terra. Pouco a pouco, esse material vai se agregando, graças ao efeito gravitacional, até formar um único corpo a Lua.

Diferente composição química

Para explicar as diferenças na composição química da Lua e da Terra, foi simulado em computador o choque com a Terra de um corpo das dimensões de Marte. Na simulação vemos que o corpo que se choca é totalmente destruído.

O núcleo de ferro do corpo que se chocou com a Terra afunda no magma terrestre e é acrescido ao núcleo da Terra. Isso explicaria porque a Lua possui pouco ferro. Devido à elevada temperatura gerada pelo impacto os materiais voláteis se gaseificam e se perdem no espaço, o que explicaria a falta de materiais voláteis na Lua.

A atual distância da Lua

A simulação por computador também nos mostra que após cerca de 100 anos a matéria em volta da Terra já se esfriou dando origem a uma Lua situada a uma distância de 22.500 quilômetros.

Como explicar a distância atual da Lua, que é de 380.000 quilômetros?.

As interações gravitacionais entre a Terra e a Lua explicam esse fato facilmente. Quando os dois corpos se encontravam muito próximos, as forças de maré eram muito grandes, fazendo com que a Lua se afastasse rapidamente. Já há um bilhão de anos atrás, a Lua se encontrava a 200.000 quilômetros de distância. Nessa época o dia terrestre durava 18 horas, enquanto que a Lua completava uma órbita em torno da Terra em apenas 20 dias. Atualmente a Lua continua se afastando da Terra, cerca de quatro centímetros por ano.

O problema do momento angular

Este problema ainda persiste. Para resolvê-lo necessitamos de um segundo impacto, que terria acontecido milhões de anos após o primeiro impacto. Seria muito pouco provável que um segundo corpo tenha colidido com a Terra. Para resolver este problema temos que admitir que no primeiro impacto, o grande corpo que se chocou com a Terra não teria sido totalmente destruído. O corpo que sobrou poderia descreve uma pequena trajetória e volta a se chocar com a Terra. Com esse segundo choque o momento angular do sistema ficaria próximo dos valores corretos.

Imagem

Fonte: www.todooceu.com
Última edição por VIP3R em segunda jan 07, 2008 5:30 pm, editado 1 vez no total.

https://media.rockstargames.com/rockstargames-new[…]

https://media-rockstargames-com.akamaized.net/tin[…]

https://media-rockstargames-com.akamaized.net/tin[…]

https://media-rockstargames-com.akamaized.net/tin[…]

Visita o nosso portal de Notícias!