Relativos à comunidade GTApt.
Por uNi
Mensagens Personalizado Personalizado Personalizado Avatar
Qual foi o teu primeiro mod? Lembro-me de usar um dos teus veículos, o Big Bug.
Hmmmmm... para o GTA Vice City? Ainda fiz um punhado de mods para o GTA1...
Imagem
Pois, esse é o mais antigo que eu me lembro feito por ti.
Fiz alguns carros para o GTA1 ? acho que ainda estão no site do gtazz ? e fiz um mapa de conversão total para o GTA1, que também está no meu site.
Imagem
Para o GTA Vice City, a primeira coisa que fiz (com o zmodeler) foi um jipe de acrobacias gigante, com rodas enormes e tal, ainda o tenho por aí algures...

Esse jipe foi também a razão para eu ter feito o TXD Workshop. Devido a algumas circunstâncias estranhas, todas as minhas texturas TXD eram convertidas pelo jogo para 16 bit (já que eu o corria numa configuração de hardware ridícula: um celeron a 366 mHz com 128 MB de RAM e uma placa gráfica RIVA TNT2 com 16 MB). Como nenhuma outra ferramenta era capaz de editar imagens de 16 bits em TXDs, fiz o TXD Workshop. Mais tarde, quando melhorei o meu hardware, adicionei ao TXD Workshop um suporte para mais formatos de imagem e lancei-o ao público.

Depois decidiste que querias permanecer a fazer ferramentas? Ou continuaste a fazer as duas coisas?
Eu não era nada bom a modelar, era mais do tipo de fazer modelos engraçados (como o tractor) para impressionar amigos na escola, mas gostava de programar, e como o TXD Workshop acabou por ser uma ferramenta muito boa com uma data de utilizadores, actualizei-o para suportar o jogo para PC San Andreas.
Imagem
Ocasionalmente ainda faço alguns mods, tal como o projecto de dois lotes nas Ilhas Myriad (uma com a ajuda do JasonB), e estou mexer num mapa multijogador de GTA2... e também fiz alguns carros para as Ilhas Myriad.

Na área das ferramentas tens uma lista grande de produtos terminados. Várias ferramentas para GTA1 e GTA2 (Patch Windows XP), mas certamente que as mais conhecidas são o TXD Workshop, a Developer Console e, mais recentemente, o GGMM.
Estás satisfeito com o que alcançaste até agora?

Não estou satisfeito, de todo. Faria muito mais, mas não sou bom a modelar, por isso fiquei-me pela programação. Estou satisfeito com algumas ferramentas que fiz.

Qual é a ideia por detrás do GGMM? Já que uma data de pessoas estão acostumadas ao IMG Tool.
Na primeira fase, o GGMM era só um visualizador de modelos, mas acabou por ser um muito bom, e como o GTA Garage estava quase online, acrescentei ao programa um instalador. O Tank fez o bonito interface, e eu a codificação. Era suposto ter também um mostrador de mods, mas isso nunca chegou a ser acabado. Acabou por ficar um programa bastante bom, com muitos utilizadores.

Então lançámos o GGMM exclusivamente no GTA Garage.
Imagem
Está a ter o feedback que esperavas?
Sim, na verdade, e muitas das novas características que adicionei mais tarde vieram do feedback que recebi.

Imagino que muitas pessoas se interroguem como fizeste todas aquelas ferramentas a partir do nada. Por onde começaste?
Faço todas as minhas ferramentas com um ide de programação chamado Delphi (pela Borland / Inpsise / Newdevco / Codegear ou lá como se chamam agora). Começa com uma ideia e um projecto vazio, depois vem a pesquisa, uma pequena planificação e depois a realização.

O que te motiva a passar horas a pesquisar e depois a fazer uma nova ferramenta?
Normalmente é a vontade de fazer algo de novo / original, ou então só para testar alguma nova ideia maluca que eu tenha tido.

É suficiente o feedback do público e o conhecimento de que as tuas ferramentas são muito usadas pelo mundo? Uma vez que a comunidade não recebe muitas apreciações da Rockstar.
Normalmente está bem. Às vezes lanço programas que sei que irão ter muito pouco feedback. É melhor pensar que a Rockstar não está por perto; as suas relações públicas são surdas para a comunidade de modding. Já tentei contactá-los muitas vezes, eles fingem apenas que são surdos.

O que achas da posição que eles tomam acerca da comunidade, não só de modders? Eles ?sabem? que estamos aqui e falam de modificar o mundo de San Andreas, por exemplo, mas não nos dão nenhum SDK.
De qualquer forma, nós fazemos os nossos próprios SDK?s muito rapidamente, temos muitos engenheiros habilidosos. Mas podiam-nos dar algumas pistas sobre como funcionam as coisas. Eles sabem que vamos descobrir, mas podiam dizer-nos como funciona, propriamente. Talvez seja melhor que o façamos sozinhos, já que caso contrário nunca iríamos aprender nada, mas às vezes podiam oferecer alguma informação oficial, como os caminhos binários e os ficheiros IPL do San Andreas. Além disso, se eles colaborassem devidamente connosco, o fiasco do Hot Coffee nunca teria acontecido.

Em alguns dos ficheiros que se encontram em pastas dos vários GTA?s existem notas acerca do que modificar, por exemplo. Pode isto significar que os produtores não se importam que o façamos, mas que se trata de uma decisão do topo da Rockstar?
Não tenho a certeza, mas é certo que nos ajudaram a compreender ficheiros de configuração de maior importância, tais como o default.ide, handling, object.dat e outros. Provavelmente não se importaram de fazer stripping aos ficheiros, mas muitas companhias de jogos não o fazem. Devo dizer que o ficheiro de configuração ?handling? do GTA 3 é surpreendentemente idêntico em estrutura a um outro jogo mais antigo que a Rockstar North fez quando ainda se chamava DMA Deisgn ? o Wild Metal. Este jogo é gratuito no site dos Rockstar Classics. Alguns ficheiros de configuração são muito idênticos no GTA 3, Vice City e San Andreas.

Com todos os problemas do Hot Coffee, isto parece estar pior do que nunca. Achas que as nossas hipóteses de obter algum apoio desapareceram agora?
Não tenho a certeza, mas é verdade que se envolveram em material à prova de som, provavelmente devido a instruções ?lá de cima?...

O que pensas acerca de um eventual GTA4 para PC? Em termos de modificação, será a mesma coisa que tem sido ou estará bloqueada como na segunda versão do San Andreas?
Se acabar por ficar bloqueada como no San Andreas 2.0, as pessoas vão contornarão esse bloqueio (por falar nisso, o do San Andreas 2.0 foi descoberto e podes adicionar qualquer mod sem ter de mexer no executável...), mas perdi algum interesse no GTA 4, depois do San Andreas ter sido uma desilusão tão grande em termos de modificação. Foi uma desilusão em tudo, na minha opinião, encheram aquilo de funcionalidades, construíram um enredo que não prestava para nada. Se o trailer do GTA 4 tiver alguma coisa errada ou que pareça feito à pressa, terei pouco interesse em fazer alguma coisa para o GTA 4; preferirei dedicar-me a tempo inteiro aos meus outros projectos.

Há que ver que se estiver bloqueado, alguém acabará por quebrar esse bloqueio e poderemos modificar o GTA 4, mas visto que a Rockstar quer o jogo bloqueado, achas que isso irá ?matar? o modding de GTA como o conhecemos hoje?
Não vão poder matá-lo muito mais do que o que fizeram com o motor do San Andreas e o seu fiasco na versão 2.0. Com o motor do San Andreas, o modding foi de mal a pior; introduziram uma data de novos formatos para substituir os antigos sem razão. Se tentasses meter o teu próprio carro personalizado no jogo, saberias o que custou a alguns modders pôr aquilo tudo a funcionar. No GTA 3 ou no Vice City era muito mais fácil pôr alguma coisa a funcionar devidamente.

Mas se eles fizerem qualquer coisa completamente estúpida ou se conseguirem bloquear o jogo de maneira eficaz, então não poderão esperar mais apoio da nossa parte. Eu boicotá-los-ei.

Em termos de um motor melhor para ser modificado, o que gostarias de ver arranjado no RAGE?
Não há muito a arranjar, visto que é o seu motor de jogo novinho em folha, mas podiam melhorar muitas coisas, como um motor físico adequado e mais interactividade (o trepar no San Andreas não era assim tão mau), digamos, poder pegar numa garrafa e atirá-la. O que eu gostava mesmo de ver no motor era um gancho de abordagem, para poder brincar ao homem-aranha :D Podia mencionar uma data de coisas que gostaria de ver no jogo, mas são só desejos, codificar tais peculiaridades levaria muito tempo.

Muito obrigado pela entrevista, JernejL/Delfi, gostarias de acrescentar alguma coisa?
Nem por isso, só espero que achem as minhas ferramentas úteis ;)

Visitem http://www.gtatools.com para mais informações e downloads.
Última edição por uNi em quarta mar 21, 2007 10:24 pm, editado 1 vez no total.
Por Donut
eu acho que são fatelas , eu curto é o JVT

eu de mods só meto os realistas....tipo carros que andem na rua , quando é irreal aborrece-me.
Por uNi
Donut Escreveu: eu acho que são fatelas , eu curto é o JVT

eu de mods só meto os realistas....tipo carros que andem na rua , quando é irreal aborrece-me.
Rofl se não fosse por gajos com o Delfi esse JVT andava a fazer skins haha.
Por uNi
zonareg Escreveu: Sim, não é por haver essas pessoas que há JVT´s mas sim pq existe tutorias. Tou a dizer algo de errado?
Isso tudo.
Por uNi
zonareg Escreveu:
uni Escreveu:
zonareg Escreveu: Sim, não é por haver essas pessoas que há JVT´s mas sim pq existe tutorias. Tou a dizer algo de errado?
Isso tudo.
mas diz então o que é que está bem
Na tua frase? Nada...

https://www.youtube.com/watch?v=oCZgVGFwKo0 Qua[…]

https://media-rockstargames-com.akamaized.net/tin[…]

https://media-rockstargames-com.akamaized.net/ti[…]

[MISSÃO] Na Cola (Hunting Pack)

https://media.rockstargames.com/rockstargames/im[…]

Visita o nosso portal de Notícias!