- domingo ago 26, 2007 1:49 pm
#12105
Chama-se MyGames e vai ser lançado em Julho sobre três canais em simultâneo - Internet, TV e imprensa. Objectivo: massificar os videojogos.exameinformatica.clix.pt
A venda de jogos por download através de pacotes de subscrição personalizada e a aposta em conteúdos especializados apresentados de forma inovadora são os grandes argumentos associados ao lançamento da marca MyGames. Nascido pela mão da Impresa Digital, este é um projecto inédito em Portugal. O objectivo é agregar sob a mesma marca três plataformas diferentes para comunicar e disponibilizar o acesso a videojogos ? a web, um programa de televisão e uma revista. Cada um dos três está a ser desenhado e pensado para surpreender e cativar os jogadores ? não apenas os hardcore gamers mas, acima de tudo, os casual gamers.
«Queremos atingir vários públicos e posso dizer que o nosso lema é como o do Tintim ? dos 7 aos 77. Não há limites para jogar e este mercado dos videojogos tem benefi ciado de um crescimento enorme ao longo dos últimos anos, por isso interessa-nos chegar a toda a gente incluindo os jogadores casuais e as mulheres, por exemplo», revelou à Exame Informática Tiago de Sena, o responsável da Impresa Digital pelo projecto de desenvolvimento do MyGames.
CEM JOGOS POR 4 EUROS/MÊS
A ideia é massificar o mercado nacional dos videojogos usando uma revista para os divulgar, um programa de televisão para os mostrar e um portal web para os vender.
As sinergias que são possíveis criar dentro de um grande grupo de media como a Impresa (que detém a SIC, a Exame Informática, Expresso, Visão, entre outros) são fundamentais para garantir o sucesso deste ambicioso plano.
Mas apesar de multiplataforma, o MyGames será assumidamente centrado na Internet. A sua fórmula de venda de conteúdos on-line irá permitir a subscrição de pacotes de cem videojogos cada, a partir de 4 euros por mês. Os jogos podem depois ser descarregados directamente para o PC do utilizador ou jogados on-line.
Todos os géneros serão contemplados ? estratégia, desporto, acção, infantil, RPG... ? e, na altura em que falámos com Tiago de Sena, a MyGames estava já a fechar acordos com as maiores editoras e distribuidoras mundiais incluindo, por exemplo, a Electronic Arts e a Atari.
Para já, apenas jogos para PC serão disponibilizados via web pelo MyGames. Contudo, o portal da marca irá também tratar notícias, novidades e lançamentos relativos a todas as consolas ? PlayStation, Xbox, Wii, Nintendo DS, PSP, etc..
A lógica da web 2.0 preside igualmente ao portal MyGames pelo que será dada a oportunidade a todos os utilizadores de participarem activamente, criando os seus próprios espaços e contribuindo com conteúdos gerados por si.
Da mesma forma, também o novo programa de televisão ? que terá uma duração de meia hora semanal na SIC Radical ? irá apostar forte na interactividade da Internet combinando-a à visibilidade da TV.
O arranque das operações permanece agendado para o próximo mês de Julho e deverá fazer coincidir a activação do portal com a estreia do programa de TV e com o lançamento da revista. A partir daí, Tiago de Sena assume sem rodeios que pretende transformar o MyGames na referência líder do mercado de videojogos em Portugal e, eventualmente, noutras parte do mundo.