- segunda ago 27, 2007 12:17 pm
#12165
O 112 será transformado num «call center» com atendimento em várias línguas e reunindo diversas entidades responsáveis pelo socorro. Segundo a edição desta segunda-feira do Jornal de Notícias, o novo modelo para a linha de emergência tem já verbas garantidas no Orçamento de Estado para 2008.portugaldiario.iol.pt
Actualmente existe uma rede de centrais dispersa pelo país, com agentes da PSP a fazerem triagem e a reencaminhar chamadas para o INEM ou para os centros distritais de operações de socorro. Pretende-se centralizar num «call center» que reúna pessoal oriundo da PSP, GNR e Autoridade Nacional de Protecção Civil, articulado com o Ministério da Saúde. Neste novo centro de atendimento é preciso «melhorar as rotinas» e a «qualidade de atendimento em várias línguas», garante ao JN o secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, José Magalhães.
Esta tem sido, aliás, uma preocupação da Comissão Europeia que tem detectado fragilidades no número de emergência e que já deu indicações a Portugal no sentido de aumentar as capacidades linguísticas dos centros de atendimento.