- terça jan 08, 2008 12:34 am
#20047
Autor: Gabriel Torres e Cássio Lima
Fonte: Clube do Hardware
Com mais e mais chips gráficos sendo lançados a cada dia, torna-se bastante complicado para os usuários que não acompanham o mercado de placas de vídeo saber as diferenças entre todos os chips gráficos da ATI existentes no mercado hoje. Para facilitar a compreensão e saber a diferença entre estes chips, compilamos a tabela abaixo.
Importante notar que a partir de 2007 tanto a ATI quanto a nVidia começaram a divulgar o clock real da memória e não o dobro do clock real. No passado os fabricantes divulgavam o clock da memória como o dobro do seu clock real, pois a tecnologia DDR e outras derivadas desta (DDR2, GDDR3, etc) trabalham transferindo dois dados por pulso de clock. Ou seja, uma placa de vídeo com memória rodando a 500 MHz era divulgada como tendo uma memória rodando a 1 GHz. De forma a manter a compatibilidade da nossa tabela ? principalmente com chips antigos ? nós ainda usamos a nomenclatura DDR, isto é, o dobro do clock real quando a memória é do tipo DDR ou superior.
OBS: Legendas abaixo da tabela.
* ATI não determina um clock padrão para o Radeon X800 SE. As especificações dependem do fabricante da placa de vídeo. Por isso, tome cuidado na hora de comparar placas de vídeo usando esse chip.
** Depende do modelo. Tem placas baseadas no Radeon X800 GT usando memórias DDR, DDR2 e GDDR3 rodando a diferentes velocidades. Temos visto modelos baseados na memória GDDR3 rodando a 980 MHz e modelos baseados na DDR rodando a 700 MHz. Você pode calcular a taxa de transferência da memória através da fórmula clock de memória x número de bits / 8. Um modelo com memória GDDR3 rodando a 980 MHz e interface de 256 bits tem uma taxa de transferência de 31,36 GB/s.
*** Há modelos usando memórias DDR e clocks inferiores.
**** Há três versões de placas de vídeo usando este chip gráfico, com características bem diferentes, dependendo da memória que é usada. Se a memória for de 128 MB DDR o chip gráfico roda a 400 MHz, a memória roda a 500 MHz, é usada uma interface de memória de 128 bits e a memória tem uma taxa máxima teórica de 8 GB/s. Se a placa tem 128 MB DDR2 então o chip roda a 325 MHz, a memória roda a 666 MHz, é usada uma interface de memória de 64 bits e a memória tem uma taxa máxima teórica de 5.3 GB/s. E finalmente se a placa tem 256 MB DDR2 então o chip roda a 400 MHz, a memória roda a 666 MHz, a interface de memória é de 128 bits e a memória tem uma taxa máxima teórica de 10.6 GB/s.
***** A unidade de sombreamento é unificada, significando que este chip não possui unidades separadas para sombreamento de pixels e de vértices. Leia o nosso artigo Arquitetura da Série AMD ATI Radeon HD 2000 para mais informações. Fabricantes podem usar outros clocks de memória nos modelos da série HD 2400 e HD 2600, normalmente mais baixos e, portanto, atingindo desempenho inferior ao modelo padrão. Os clocks listados são os clocks padrão definidos pela ATI.
Tenha muito cuidado na hora de comparar chips. De acordo com a tabela, um Radeon 9800 pode parecer mais lento do que um Radeon 9600 Pro por ter um clock inferior, e um Radeon X700 Pro pode parecer mais rápido do que um Radeon X800 por usar um clock mais elevado.
Entretanto, o Radeon 9800 acessa a memória a 256 bits e processa oito pixels por pulso de clock, enquanto o Radeon 9600 Pro acessa a memória a 128 bits e processa quatro pixels por pulso de clock. Isto significa que o chip Radeon 9800 tem o dobro de desempenho no acesso à memória e no processamento do que o Radeon 9600 Pro, caso estivessem operando sob o mesmo clock. Ou seja, para obter o mesmo desempenho do Radeon 9800, o Radeon 9600 Pro teria de rodar a 650 MHz e acessar a memória a 1.360 MHz.
A mesma idéia vale para o exemplo do Radeon X700 Pro. O Radeon X700 Pro acessa a memória a 128 bits e processa oito pixels por pulso de clock, enquanto que o Radeon X800 acessa a memória a 256 bits e processa 12 pixels por pulso de clock.
Ou seja, não é correto comparar chips gráficos comparando apenas os seus clocks. Para o desempenho de processamento, você terá de comparar o clock e o número de pixels por clock. No caso da memória, a maneira correta de se comparar o seu desempenho entre chips diferentes é através da taxa de transferência da memória, que é calculada com a fórmula clock x bits por clock / 8.
Como você pode ver através desta tabela, os chips "SE" são os mais simples, acessando a memória a apenas 64 bits por vez.
Outro detalhe é que a ATI usa as letras "XT" para indicar o chip mais rápido dentro de uma série, enquanto que a sua concorrente, a nVidia, usa as mesmas letras para indicar o chip mais simples dentro de uma série.
?PE? significa ?Platinum Edition? e são os modelos mais rápidos do que os modelos ?XT?, voltados para os jogadores com dinheiro para gastar.
Falando agora sobre as versões do DirectX, a versão 8.1 significa que o chip gráfico utiliza o modelo Shader 1.4, enquanto que o modelo Shader 2.0 é utilizado por chips gráficos DirectX 9.0 e o novo modelo Shader 3.0 é usado por chips gráficos DirectX 9.0c.
***ATENÇÃO***
Tópico aberto exclusivamente para sanar dúvidas referentes aos modelos citados na tabela, qualquer outro tipo de post será deletado. Obrigado.
Fonte: Clube do Hardware
Com mais e mais chips gráficos sendo lançados a cada dia, torna-se bastante complicado para os usuários que não acompanham o mercado de placas de vídeo saber as diferenças entre todos os chips gráficos da ATI existentes no mercado hoje. Para facilitar a compreensão e saber a diferença entre estes chips, compilamos a tabela abaixo.
Importante notar que a partir de 2007 tanto a ATI quanto a nVidia começaram a divulgar o clock real da memória e não o dobro do clock real. No passado os fabricantes divulgavam o clock da memória como o dobro do seu clock real, pois a tecnologia DDR e outras derivadas desta (DDR2, GDDR3, etc) trabalham transferindo dois dados por pulso de clock. Ou seja, uma placa de vídeo com memória rodando a 500 MHz era divulgada como tendo uma memória rodando a 1 GHz. De forma a manter a compatibilidade da nossa tabela ? principalmente com chips antigos ? nós ainda usamos a nomenclatura DDR, isto é, o dobro do clock real quando a memória é do tipo DDR ou superior.
OBS: Legendas abaixo da tabela.
* ATI não determina um clock padrão para o Radeon X800 SE. As especificações dependem do fabricante da placa de vídeo. Por isso, tome cuidado na hora de comparar placas de vídeo usando esse chip.
** Depende do modelo. Tem placas baseadas no Radeon X800 GT usando memórias DDR, DDR2 e GDDR3 rodando a diferentes velocidades. Temos visto modelos baseados na memória GDDR3 rodando a 980 MHz e modelos baseados na DDR rodando a 700 MHz. Você pode calcular a taxa de transferência da memória através da fórmula clock de memória x número de bits / 8. Um modelo com memória GDDR3 rodando a 980 MHz e interface de 256 bits tem uma taxa de transferência de 31,36 GB/s.
*** Há modelos usando memórias DDR e clocks inferiores.
**** Há três versões de placas de vídeo usando este chip gráfico, com características bem diferentes, dependendo da memória que é usada. Se a memória for de 128 MB DDR o chip gráfico roda a 400 MHz, a memória roda a 500 MHz, é usada uma interface de memória de 128 bits e a memória tem uma taxa máxima teórica de 8 GB/s. Se a placa tem 128 MB DDR2 então o chip roda a 325 MHz, a memória roda a 666 MHz, é usada uma interface de memória de 64 bits e a memória tem uma taxa máxima teórica de 5.3 GB/s. E finalmente se a placa tem 256 MB DDR2 então o chip roda a 400 MHz, a memória roda a 666 MHz, a interface de memória é de 128 bits e a memória tem uma taxa máxima teórica de 10.6 GB/s.
***** A unidade de sombreamento é unificada, significando que este chip não possui unidades separadas para sombreamento de pixels e de vértices. Leia o nosso artigo Arquitetura da Série AMD ATI Radeon HD 2000 para mais informações. Fabricantes podem usar outros clocks de memória nos modelos da série HD 2400 e HD 2600, normalmente mais baixos e, portanto, atingindo desempenho inferior ao modelo padrão. Os clocks listados são os clocks padrão definidos pela ATI.
Tenha muito cuidado na hora de comparar chips. De acordo com a tabela, um Radeon 9800 pode parecer mais lento do que um Radeon 9600 Pro por ter um clock inferior, e um Radeon X700 Pro pode parecer mais rápido do que um Radeon X800 por usar um clock mais elevado.
Entretanto, o Radeon 9800 acessa a memória a 256 bits e processa oito pixels por pulso de clock, enquanto o Radeon 9600 Pro acessa a memória a 128 bits e processa quatro pixels por pulso de clock. Isto significa que o chip Radeon 9800 tem o dobro de desempenho no acesso à memória e no processamento do que o Radeon 9600 Pro, caso estivessem operando sob o mesmo clock. Ou seja, para obter o mesmo desempenho do Radeon 9800, o Radeon 9600 Pro teria de rodar a 650 MHz e acessar a memória a 1.360 MHz.
A mesma idéia vale para o exemplo do Radeon X700 Pro. O Radeon X700 Pro acessa a memória a 128 bits e processa oito pixels por pulso de clock, enquanto que o Radeon X800 acessa a memória a 256 bits e processa 12 pixels por pulso de clock.
Ou seja, não é correto comparar chips gráficos comparando apenas os seus clocks. Para o desempenho de processamento, você terá de comparar o clock e o número de pixels por clock. No caso da memória, a maneira correta de se comparar o seu desempenho entre chips diferentes é através da taxa de transferência da memória, que é calculada com a fórmula clock x bits por clock / 8.
Como você pode ver através desta tabela, os chips "SE" são os mais simples, acessando a memória a apenas 64 bits por vez.
Outro detalhe é que a ATI usa as letras "XT" para indicar o chip mais rápido dentro de uma série, enquanto que a sua concorrente, a nVidia, usa as mesmas letras para indicar o chip mais simples dentro de uma série.
?PE? significa ?Platinum Edition? e são os modelos mais rápidos do que os modelos ?XT?, voltados para os jogadores com dinheiro para gastar.
Falando agora sobre as versões do DirectX, a versão 8.1 significa que o chip gráfico utiliza o modelo Shader 1.4, enquanto que o modelo Shader 2.0 é utilizado por chips gráficos DirectX 9.0 e o novo modelo Shader 3.0 é usado por chips gráficos DirectX 9.0c.
***ATENÇÃO***
Tópico aberto exclusivamente para sanar dúvidas referentes aos modelos citados na tabela, qualquer outro tipo de post será deletado. Obrigado.