- sexta nov 12, 2010 8:20 pm
#60378
Há três anos, Alex Kipman estava no Brasil se preparando para mudar de área na Microsoft. O programador é brasileiro, mas vivia nos EUA há 11 anos e mudaria do Windows para a área do videogame Xbox. Ele passava férias em um sítio próximo a Curitiba, cidade onde nasceu, quando veio o estalo.
? Eu gostei do mundo sem tecnologia. O pessoal da indústria está passando muito tempo com gadgets, gizmos, botões. A tecnologia surgiu para ajudar, mas nós estamos ficando escravos dela.
Passaram-se três anos. Aquele estalo aumentou. A ideia de um mundo sem botões deu origem ao Kinect, tecnologia de reconhecimento de movimentos que faz do corpo um controle remoto para games - no caso, o Xbox 360.
O produto foi lançado mundialmente na última quinta-feira (4), e Alex poderia estar em qualquer lugar do mundo para falar de sua criação, mas resolveu vir ao Brasil. Encarou a maratona de lançamento com bom humor. Coisa de quem gosta do que faz.
Ele contou que nunca, nem em seus sonhos mais loucos, imaginou chegar onde chegou. A paixão pelos games veio aos cinco anos, despertada por um Atari que ganhou de presente do pai diplomata. Foi por causa dele que Alex morou em Roma e Miami. Fez faculdade de engenharia de software nos EUA, no Rochester Institute of Technology. Está na Microsoft há oito anos, menos da metade deste tempo em seu atual cargo: diretor de inovação na divisão Xbox.
? Trabalhar com games permite criar mundos. A única barreira é a falta de imaginação.
Hoje o trabalho de Kipman é pensar o futuro do Xbox - e dos games - no mundo. Mas isso não é simples. Daquela ideia no sítio, ele teve que convencer muitas pessoas de que sua ideia era boa. A começar pelos cabeças do Xbox: Don Mattrick, presidente da área de entretenimento da Microsoft, e Kudo Tsunoda, diretor criativo. A entrada de Mattrick coincidiu com a evolução da ideia.
? Nosso objetivo era criar a nova versão do Xbox. Todos tinham pontos de vista diferentes, mas caíamos na mesma ideia: fazer a tecnologia desaparecer.
Mattrick era inspirado pelas conversas com George Lucas e Steven Spielberg; Tsunoda buscava experiências inéditas.
? Eu era o cara da tecnologia que pensava: "será que nós conseguimos inventar algoritmos sofisticados o suficiente para tornar real essa ideia do sensor reconhecer seus movimentos e sua voz?".
O grupo passou pelo menos dois meses tentando fazer que a "ficção científica virasse fato científico". A ideia estava lá: pessoas se divertindo em pé, com a sala limpa, sem equipamentos, sem botões.
? Como você junta a simplicidade da ideia com uma tecnologia complexa e ao mesmo tempo invisível?
As pessoas não se movimentam da mesma maneira. Não têm os mesmos tamanhos nem a mesma voz. A câmera RGB, o sensor de profundidade e o microfone que compõem a tecnologia de reconhecimento precisam captar sutilezas.
? Não estávamos mais no mundo digital, de zeros e uns. Começávamos a entender o mundo analógico, humano. É um mundo de probabilidades. Não de "verdadeiro ou falso", mas de "quem sabe". Não é preto e branco, é cinza. Era preciso programar um jeito novo de entender humanos.
Ele aposta que sua ideia será uma revolução.
? As indústrias saem da fase estática e se mudam em fases rápidas de transformação. Acho que estamos ainda na fase em que os seres humanos têm de entender tecnologia, mas estamos mudando. Vamos desse mundo velho para o novo, em que a tecnologia desaparece e nos entende.
Ele aposta que o Kinect é o protagonista dessa revolução. A proposta era ambiciosa desde o princípio.
? Só uma pessoa tem a visão do mundo novo. Ninguém mais vê. Então você tem de passar por um processo de convencer e transformar uma organização inteira para ter a mesma paixão que você pela visão, embora eles não a vejam ainda. Devagar fomos convencendo a Microsoft de que esse era um mundo possível. Agora começamos a convencer o mundo.
Hoje, diz ele, 70% da indústria de games está voltada para a novidade. Oito dos doze games que serão lançados até o final de 2010 para o Kinect foram feitos por outras empresas.
O trabalho está pronto, mas o brasileiro não tirará férias. É que, diz, "esse é o começo de uma grande jornada".Ele diz que está trabalhando desde o começo do ano em uma tal fase dois do projeto. São três etapas, diz, sem adiantar nenhum detalhe.
? Nessa vida de inventor, você segue seu filho até o final, mas sempre começa o próximo antes. É corrido, mas mudar o mundo não é nada fácil. Requer paixão, trabalhar fortemente. Eu não reclamo, amo o que eu faço. E é alucinante eles me deixarem fazer o que faço.
Veja abaixo o vídeo em que o brasileiro testa o sistema com os apresentadores do Hoje em Dia, da Rede Record.
fonte: Noticias/R7
video:
http://noticias.r7.com/tecnologia-e-cie ... 01110.html
Há três anos, Alex Kipman estava no Brasil se preparando para mudar de área na Microsoft. O programador é brasileiro, mas vivia nos EUA há 11 anos e mudaria do Windows para a área do videogame Xbox. Ele passava férias em um sítio próximo a Curitiba, cidade onde nasceu, quando veio o estalo.
? Eu gostei do mundo sem tecnologia. O pessoal da indústria está passando muito tempo com gadgets, gizmos, botões. A tecnologia surgiu para ajudar, mas nós estamos ficando escravos dela.
Passaram-se três anos. Aquele estalo aumentou. A ideia de um mundo sem botões deu origem ao Kinect, tecnologia de reconhecimento de movimentos que faz do corpo um controle remoto para games - no caso, o Xbox 360.
O produto foi lançado mundialmente na última quinta-feira (4), e Alex poderia estar em qualquer lugar do mundo para falar de sua criação, mas resolveu vir ao Brasil. Encarou a maratona de lançamento com bom humor. Coisa de quem gosta do que faz.
Ele contou que nunca, nem em seus sonhos mais loucos, imaginou chegar onde chegou. A paixão pelos games veio aos cinco anos, despertada por um Atari que ganhou de presente do pai diplomata. Foi por causa dele que Alex morou em Roma e Miami. Fez faculdade de engenharia de software nos EUA, no Rochester Institute of Technology. Está na Microsoft há oito anos, menos da metade deste tempo em seu atual cargo: diretor de inovação na divisão Xbox.
? Trabalhar com games permite criar mundos. A única barreira é a falta de imaginação.
Hoje o trabalho de Kipman é pensar o futuro do Xbox - e dos games - no mundo. Mas isso não é simples. Daquela ideia no sítio, ele teve que convencer muitas pessoas de que sua ideia era boa. A começar pelos cabeças do Xbox: Don Mattrick, presidente da área de entretenimento da Microsoft, e Kudo Tsunoda, diretor criativo. A entrada de Mattrick coincidiu com a evolução da ideia.
? Nosso objetivo era criar a nova versão do Xbox. Todos tinham pontos de vista diferentes, mas caíamos na mesma ideia: fazer a tecnologia desaparecer.
Mattrick era inspirado pelas conversas com George Lucas e Steven Spielberg; Tsunoda buscava experiências inéditas.
? Eu era o cara da tecnologia que pensava: "será que nós conseguimos inventar algoritmos sofisticados o suficiente para tornar real essa ideia do sensor reconhecer seus movimentos e sua voz?".
O grupo passou pelo menos dois meses tentando fazer que a "ficção científica virasse fato científico". A ideia estava lá: pessoas se divertindo em pé, com a sala limpa, sem equipamentos, sem botões.
? Como você junta a simplicidade da ideia com uma tecnologia complexa e ao mesmo tempo invisível?
As pessoas não se movimentam da mesma maneira. Não têm os mesmos tamanhos nem a mesma voz. A câmera RGB, o sensor de profundidade e o microfone que compõem a tecnologia de reconhecimento precisam captar sutilezas.
? Não estávamos mais no mundo digital, de zeros e uns. Começávamos a entender o mundo analógico, humano. É um mundo de probabilidades. Não de "verdadeiro ou falso", mas de "quem sabe". Não é preto e branco, é cinza. Era preciso programar um jeito novo de entender humanos.
Ele aposta que sua ideia será uma revolução.
? As indústrias saem da fase estática e se mudam em fases rápidas de transformação. Acho que estamos ainda na fase em que os seres humanos têm de entender tecnologia, mas estamos mudando. Vamos desse mundo velho para o novo, em que a tecnologia desaparece e nos entende.
Ele aposta que o Kinect é o protagonista dessa revolução. A proposta era ambiciosa desde o princípio.
? Só uma pessoa tem a visão do mundo novo. Ninguém mais vê. Então você tem de passar por um processo de convencer e transformar uma organização inteira para ter a mesma paixão que você pela visão, embora eles não a vejam ainda. Devagar fomos convencendo a Microsoft de que esse era um mundo possível. Agora começamos a convencer o mundo.
Hoje, diz ele, 70% da indústria de games está voltada para a novidade. Oito dos doze games que serão lançados até o final de 2010 para o Kinect foram feitos por outras empresas.
O trabalho está pronto, mas o brasileiro não tirará férias. É que, diz, "esse é o começo de uma grande jornada".Ele diz que está trabalhando desde o começo do ano em uma tal fase dois do projeto. São três etapas, diz, sem adiantar nenhum detalhe.
? Nessa vida de inventor, você segue seu filho até o final, mas sempre começa o próximo antes. É corrido, mas mudar o mundo não é nada fácil. Requer paixão, trabalhar fortemente. Eu não reclamo, amo o que eu faço. E é alucinante eles me deixarem fazer o que faço.
Veja abaixo o vídeo em que o brasileiro testa o sistema com os apresentadores do Hoje em Dia, da Rede Record.
fonte: Noticias/R7
video:
http://noticias.r7.com/tecnologia-e-cie ... 01110.html