Informática no geral.

Moderador: Moderador

  • Avatar do Utilizador
  • Avatar do Utilizador
  • Avatar do Utilizador
Por Donut
Mensagens
#7009
pedia um tutorial como criar novos mapas e (muito importante) : que ferramentas usar
eu queria mesmo saber que ferramentas usar para criar novos mapas alguém me diz?
Última edição por Donut em sexta jul 20, 2007 2:47 pm, editado 1 vez no total.
Por Michael_V
Mensagens
#7022
k vergonha :oops: o Donut bem perguntou k ferrementas usar; mas...!
se quiseres traduzo, para compensar(sei k foste tu k fizeste mas assim escusas de estar tu a traduzir) eu traduzo e tu ve se a minha tradução está boa?  :ohnoes:
Última edição por Michael_V em quinta jul 12, 2007 4:50 pm, editado 1 vez no total.
Por Michael_V
Mensagens
#7059
Imagem - Tutorial com os modelos Sketchup do SA

Primeiro passo, poderá querer modelar algo.
Alguns detalhes que deverá ter em atenção:   
- Armazene as texturas do modelo .bmp na mesma pasta do modelo .skp.
- Os nomes das texturas .bmp devem estar abaixo dos 6\8 caracteres.
- Sempre que criares uma nova textura no Sketchup dá-lhe um nome com .bmp. Se não o fizeres, o Sketchup vai criar outro nome e depois os outros programas poderão não a encontrar.
- Mantém o teu modelo com cerca de 400\500 polígonos pois, na maior parte das vezes, quando o Sketchup exporta o modelo para 3 dimensões, duplica o n.º de polígonos.

1 - Muito bem, agora com o nosso modelo acabado, abra o Paint bucket>In model, e certifique-se que há somente uma textura e que introduziu o nome correcto.
Imagem
2 - Agora vá a expot>3dmodel(modelo 3d) e clique nas opções. Certifique-se de que tem a configurações conforme a seguinte imagem:
Imagem
Guarde o ficheiro 3ds na sua pasta de modelos. Eu estou a usar seinfeld.3ds.
3 - Agora abra o 3Dmax (estou a usar o 7). Vá a File>Import(ficheiro>importar) e importe o seu 3ds.
Aparecerá uma caixa de diálogo, escolha estas configurações e clique ok.
Imagem
Aparecerá outra, clique não.
Neste momento deverá verificar se todas texturas estão nos lugares correctos
4 - Clique na ferramenta Select and move na tabela de cima. Imagem
e mude o nome do modelo para o nome que vai usar
5 - Clique com o botão direito do rato no modelo: Convert to> e coverta para "editable mesh".
Agora precisara do Kam's scripts, poderá obtê-lo aqui: http://www.megaupload.com/pt/?d=2G90WYHS. (ligação ao tópico dos wauzie).
Abra o DFF IO (all versions),  abra as configurações do export dff introduza o seguinte:
Imagem
Exporte o seu .dff com o nome seinfeld.dff (este é o nome que eu estou a usar)
6 - Agora vá a MAXScript>Run script e escolha COL_IO_2b.ms.
Abaixo do botão "Replace" escreva o nome do seu modelo (seinfeld). Abra os Surface parameters e faça Set Surface  e Create Boundigs, guarde o seu .col e feche.
7 - Agora precisa de criar um .txd para o modelo, use Delfi's TXD Workshop, eu estou a usar a versão 3.7 e não tenho erros como na progressbar.
Agora vá a File>New (ficheiro>novo) e crie uma textura de 32bits. Irá precisar de criar uma destas para todos os modelos de texturas que tiver.
Clique duas vezes na "imagem de 32bits". Agora no nome escreva o nome da textura. Exemplo: Se é pic.png escreva pic.
Clique em Compressed (comprimido) e clique ok. Repita o processo para cada textura que tiver.
Guarde como seinfeld.txd (...).

8 - Abra o seu gta3.img com o Spooky's ImgTool 2. Poderá obtê-lo em http://www.gtagarage.com/mods/show.php?id=63
Faça Commands>Add (comandos>adicionar) e adicione um ficheiro de cada vez. Depois Commands>Rebuild Archive. (Comando>reconstruir arquivo)
Abra a sua pasta SA e abra gta.dat.
Encontre "Object types" e, por baixo, na última linha de IDE, está escrito:
uni Escreveu: IDE DATA\MAPS\lot1\seinfeld.ide
Seinfeld e lot1 são só os nomes que estou a usar
Procure Splash loadsc2 e faça o mesmo por baixo da última linha IPL:
uni Escreveu: IPL DATA\MAPS\lot1\seinfeld.ipl
Guarde. Abra a pasta dos mapas e crie uma pasta 'lot1'.
Dentro da pasta crie um ficheiro seinfeld.ide e um seinfeld.ipl
Abra o seinfeld.ide e introduza o seguinte:
uni Escreveu: objs
8028, seinfeld, seinfeld, 250, 128
end
2dfx
end
Eu estou a usar 8028, tera k encontrar um número de identificação livre. Guarde o ficheiro.
Abra o seinfeld.ide e introduza o seguinte:
uni Escreveu: # IPL generated from Max file countn2.max
inst
8028, seinfeld, 0, 1680.37, 1861, 12.4, 0, 0, 0.69466, -0.719338, -1
end
cull
end
path
end
grge
end
enex
end
pick
end
cars
end
jump
end
tcyc
end
auzo
end
mult
end
8028 - id
seinfeld - o seu dff
0 - se é interior ou não
1680.37 - X
1861 - Y
12.4 - Z
0, 0, 0.69466, -0.719338 - rotação
-1 - no lod?

Guarde-o. E agora teste-o no jogo, talvez o queira ver primeiro no Map Editor. Poderá obtê-lo em http://www.gtagarage.com/mods/index.php
Imagem
Se encontrarem o mínimo erro reportem; pois todos nos aprendemos com os erros!
Última edição por Michael_V em quinta jul 12, 2007 5:00 pm, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Por RickyLopes
Mensagens Avatar
#7349
DAAAAAAAAMNNN @_@ @_@ @_@

BRIGADAO!!!!!! ^^ ^^ ^^ ^^ ^^ ^^ ^^ ^^ ^^



EDIT: Epá sem querer sem pedincha mas será que podiam fazer esse tutorial em vídeo? É que há ai coisas que mal as começos apresentam logo um resultado completamente diferente daquilo que é suposto.  :X

Se o fizerem ficaria muito agradecido, pois andei horas e horas a fazer projectos de móveis e gostaria de os ver na casa do CJ! lol

Não parem com os projectos! \o/
Última edição por RickyLopes em domingo jul 15, 2007 5:02 am, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Por uNi
Mensagens Personalizado Personalizado Personalizado Avatar
#8447
Vou ver se refaço o meu tutorial. :)
Avatar do Utilizador
Por ViRuXe
Mensagens Avatar
#9422
Eu ainda sou do tempo do zmodeler pah! Fazer criaçoes manhosas pa jogar mta:vc online com o meu clan, altos tempos! :D

o problema sao os glitches e os hackers. Mas a his[…]

com uns dias de atraso, mas ja ca está Nada dis[…]

Muito bom! :cclap:

se for so Q1 ou Q2 nao está mau. O GTA V acho que […]

Visita o nosso portal de Notícias!