- quinta jul 26, 2007 1:00 pm
#9677
A Autoridade da Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e Polícia Judiciária (PJ) anunciaram ter encerrado três sites portugueses de partilha de ficheiros.exameinformatica.clix.pt
ASAE e PJ fecham três sites pirata A Autoridade da Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e Polícia Judiciária (PJ) anunciaram ontem ter encerrado três sites portugueses de partilha de ficheiros. Inédita em Portugal e um grande revés na reprodução e troca de conteúdos protegidos por direitos de autor. É assim que a polícia judiciária descreve a operação que levou a cabo em colaboração com a ASAE e que culminou ontem com o encerramento de três sites ?pirata? portugueses de partilha de conteúdos, segundo o que o jornal «Público» divulga hoje.
A operação teve buscas em Leiria, Lisboa e Ovar e conduziu ao encerramento dos sites BTuga, ZeTuga, ZeMula. Os gestores destes sites foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, sendo que, um dos arguidos é elemento da PSP e outro licenciado em gestão informática, refere a PJ em declarações ao jornal «Público».
Os sites, agora bloqueados, trabalhavam através do protocolo BitTorrent para partilhar ficheiros, o que não é ilegal. Porém, usar o BitTorrent para trocar ficheiros com direitos de autor, isso sim é ilegal, refere o jornal «Público».
A operação resultou de queixas-crime da Associação Fonográfica Portuguesa e da Federação dos Editores de Vídeo e envolveu 23 agentes da PJ e ASAE.