Moderador: Moderador

  • Avatar do Utilizador
Avatar do Utilizador
Por VIP3R
Mensagens Avatar
#23984
Pondo de lado as aparências, as estrelas não são eternas e os planetas não se movem com uma precisão digna de um relógio atómico. Por estas razões, um astrónomo propõe que os seus colegas deixem de usar a unidade astronómica, ou UA, como medida-base para medição de distâncias dentro do Sistema Solar.

Uma UA é aproximadamente a distância média entre o Sol e a Terra, ou 149.597.870.691 quilómetros. Mas a definição formal pela União Astronómica Internacional é algo mais complicada. É definida como o raio de uma órbita circular não perturbada que um corpo sem massa teria se andasse à volta do Sol em 2π/k dias (essencialmente, um ano), onde k é uma constante derivada de uma estimativa fixa da massa do Sol.

E é aqui que o caso se complica - o Sol está na realidade perdendo massa, o que faz com que as órbitas dos planetas se expandam com o passar do tempo. Os cientistas há muito que sabem desta perda de massa solar. De acordo com a famosa equação de Albert Einstein, E=mc2, a massa e a energia são formas diferentes da mesma coisa. Por isso a radiação emitida sobre a forma de luz solar, bem como as erupções de gás quente, fazem com que o Sol perca cerca de 6 mil milhões kg - aproximadamente a massa da Grande Pirâmide do Egipto - de material por segundo.

"Devido à radiação transportar energia, e dado que Einstein mostrou a equivalência entre a massa e a energia, a massa tem que descer," diz Peter Noerdlinger, astrónomo na Universidade de St. Mary no Canadá. Isto faz com que as órbitas dos planetas aumentem e as suas velocidades orbitais diminuam de acordo. Usando as mais recentes estimativas da perda de massa solar, Noerdlinger prevê que Mercúrio se comece a atrasar na sua posição prevista, com base na definição actual de uma UA, por 1,4 km num século, e 5,5 km em dois séculos.

Isto criará "uma grande chatice" se for ignorado, disse Noerdlinger. "Não é suposto as unidades mudarem." Por agora, ignorando a perda de massa do Sol não faz com que as naves ou sondas se afastem ou errem nos seus alvos, mas Noerdlinger acredita que existem outras razões para deixar de usar a Unidade Astronómica como medida de distância. A determinação mais precisa das distâncias no Sistema Solar pode levar a novas descobertas científicas ou resolver antigos mistérios, tais como a já aqui tão falada anomalia Pioneer, a mística observação que as duas sondas Pioneer da NASA se afastaram (e bastante) dos seus percursos esperados.

"Há que lembrar que um dos testes principais da teoria geral da relatividade de Einstein era a mudança muito pequena na órbita de Mercúrio, apenas centésimas de grau por século," disse Noerdlinger. Ele sugere o uso informal da UA, como uma unidade "casual", e ao invés usar o metro para propósitos científicos. "[A definição actual] É boa para o primeiro ano dos cursos científicos," disse Noerdlinger. "Mas para o uso científico e de engenharia, é essencial ter precisão e acertar."

"A definição da UAI de Unidade Astronómica tem servido bem no passado," diz James Williams do JPL da NASA em Pasadena, Califórnia, EUA, que não esteve envolvido no estudo. "Agora que as precisões nas medições se aproximam da variação esperada, é razoável uma mudança na definição." Jan Vondrak, presidente da divisão de astronomia fundamental da União Astronómica Internacional, diz que o problema é "muito interessante e requer um estudo mais aprofundado." Mas acrescenta que não é algo que se resolva dentro de pouco tempo. "Normalmente, quando uma definição parece precisar de mudança, um grupo de trabalho da UAI é criado para considerar todos os argumentos e para procurar um consenso global, e só depois é proposta uma resolução para ser aprovada na Assembleia Geral da UAI," disse. "É um processo relativamente longo que pode demorar muitos anos antes que a definição actual seja alterada."



Fonte: Astronomia On-line

https://media-rockstargames-com.akamaized.net/tin[…]

https://media-rockstargames-com.akamaized.net/tin[…]

[DLC] Golpes (Heists)

https://www.youtube.com/watch?v=UDd3pTE8UsQ Os […]

https://youtu.be/R3HS6owS3P8?si=bMwQANQAiCFeyXdS […]

Visita o nosso portal de Notícias!