- quarta jul 23, 2008 9:13 pm
#39917
Índice:
1.........................Entrevista aos Admins NWO.
2.........................Analise sobre o NWO.
Jornal GTAPT-Obrigado, por terem aceitado responder as perguntas do nosso Jornal.
Jornal GTAPT-De onde surgiu a ideia para a criação do New World Order?
Uni-: Surgiu durante a época d'O Padrinho. O Cr0ssFir3 deu a ideia de internacionalizar o server e usar as três cidades.Mas tivemos que elaborar melhor a ideia, porque simplesmente triplicar o mode d'O Padrinho não ia servir de nada.
Jornal GTAPT-De onde veio o nome New World Order, e o que significa?
Uni- Só iremos usar o conceito de New World Order até um certo ponto, porque se enquadrada na ideia deste mode, dai a usarmos esse nome. Quanto ao nome provém de uma teoria da conspiração, em que um grupo de pessoas passa a governar o mundo em vez de várias governos. Se quiserem podem ler sobre isso aqui.
Jornal GTAPT-Que tipo de GM estamos a falar quando falamos do New World Order?
Uni-: Bom, é um server de roleplay um bocado diferente dos outros. Normalmente os servers de RP têm
apenas o tema da "vida real", e ocasionalmente faz-se uns eventos com histórias. No NWO existem um tema completamente diferente por trás, as regras da vida real continuam a ser aplicadas, mas temos a história sempre presente, e todos os grupos e acções são decididos dentro da história.
Jornal GTAPT-Em que cidade ou cidades poderemos viver no New World Order?
Uni- Podem jogar em Los Santos, Las Venturas, San Fierro e em todas as vilas e locais do mapa que quiserem.
Jornal GTAPT-Podera revelar nos como será a vida para um recém chegado a New World Order?
Uni- Esta história é a continuação do NWO: Parte 1, a vila. Las Venturas e Los Santos foram totalmente recuperados, e San Fierro nunca foi afectada, por isso está agora mais evoluída. O jogador terá que decidir a sua origem por cidades, e escolher o quer fazer a partir dai.
Jornal GTAPT-Quais seram os principais trabalhos que um cidadão de New World Order podera ter?
Uni- Umas das coisas que quisemos melhorar foi as opções de emprego, e também adicionar empregos
que o jogador possa fazer sozinho se lhe apetecer. Não vou entrar em grandes pormenores mas além dos trabalhos do estado, o jogador vai poder usar os camiões do lixo para limpar as cidades, entregar pizzas, e fazer entregas de produtos, que estão muito mais desenvolvidas desta vez.
Jornal GTAPT-Quais foram os principais factores que o levaram a iniciar um projecto desta magnitude?
Uni- Os principais factores? Falta de jogadores de RP e a qualidade da comunidade portuguesa de GTA.
Jornal GTAPT-Quantas pessoas estão a trabalhar neste momento no projecto?
Uni- 16 pessoas ao todo, mas apenas 4 a scriptar.
Jornal GTAPT-Qual o estado do projecto neste momento?
Uni- Estamos a ir bem, tivemos umas boas semanas só a discutir muito bem o que deviamos ter, como fazer as coisas etc... e agora é que estamos a fazer mais progresso no script. Estamos a contar ter alguma coisa para o pessoal testar dia 1 de Agosto.
Jornal GTAPT-Quem esta a financiar o projecto(Fóruns, servidores, TS, etc)?
Uni- Neste momento estamos numa máquina do Flávio Rodrigues, mas no futuro a ideia é manter o NWO com as doações.
Jornal GTAPT-Quais foram as maiores dificuldades sentidas no decorrer do desenvolvimento deste projecto que ainda não esta totalmente acabado.
Uni- Falta de pessoal para scriptar, ideias boas todos temos aos montes, mas o pior é filtrar as que podemos fazer antes de sermos avozinhos.
Jornal GTAPT-Como sabemos a comunidade de sa-mp tem uma grande quantidade de cheaters e hackers como os iram punir, e que tipo de sistema tem para os detectar?
Uni- Temos muitos recursos a nossa disposição neste mode, há muita informação que podemos recolher para saber se um jogador anda armado em batoteiro. Como é óbvio não vamos entrar em pormenores sobre isso.
Jornal GTAPT-Poderá revelar uma possível data para o lançamento do New World Order?
Uni- Para a primeira versão não temos, mas esperamos ter uma beta dia 1 de Agosto como já disse anteriormente.
Jornal GTAPT-E poderemos "jogar" de alguma forma atravez do forum do New World Order?Qual o objectivo final do projecto?
Uni- Temos vários rumos para a história, mas o objectivo em qualquer um deles é ter muitos jogadores activos tanto no fórum como no server, já que se pode jogar nos dois lados.
Jornal GTAPT-E poderemos "jogar" de alguma forma atravez do forum do New World Order?No New World Order teremos a possibilidade de controlar a nossa conta pelo fórum?
uni- Sim, temos vários fóruns IC no fórum, e no futuro ainda mais serão criados com a chegada de novos negócios, casas dos jogadores, grupos etc... Além temos o fórum para usar para comunicar com os jogadores por outras formas. Por exemplo ir ao tópico da casa de um jogador, e deixa-se um post com a indicação que é uma mensagem do atendedor de chamadas, um e-mail, uma carta etc...
Jornal GTAPT-Como se saba o SA-MP tem limitacoes uma delas é o numero de carros possiveis de ser criados sem o servidor ir abaixo, o que estao a pensar fazer para ultrapassar estas limitaçoes?
uni- Não estamos a contar com grandes problemas em relação a isso, para já conseguimos ter 699 veículos e acima de 80 modelos diferentes. Podem ver nesta screen um teste que fizemos, como podem ver estão ai muitos, e havia outros pelo mapa.
Jornal GTAPT-Como iram lidar com a criminalidade e o facto dos jogadores escolherem uma vida virada par ao crime, pois e supostamente mais fácil ganharem dinheiro desta forma?
uni- Bom, vão existir muitos neste mode, mesmo que não sejam todos assassinos e ladrões. Mas este será um mundo difícil de ser viver, uma verdadeira selva. A diferença que existe entre estes "criminosos" é o seu estatuto social. É claro que existirá leis e forças da lei, mas os criminosos de baixo nível serão os mais expostos. Os outros com mais poder(máfia etc) terão menos probabilidades de ser presos, dependendo do estado em que actuem.
Jornal GTAPT-O que acontecera as contas inactivas, pois em 1000 jogadores, 300 iram desistir por diversos motivos.
uni- A menos que o jogador nos avise que irá ficar inactivo que nós peça para guardar a sua conta, será apagada passado uns meses de inactividade como já acontecia antes.
Jornal GTAPT-Qual o limite de contas por utilizador?
uni- Nenhum, o jogador pode ter as personagens que quiser, cabe ao jogador sabe quantos consegue conciliar e responder por todas. Certos bans(cheats por exemplo) serão aplicados a todas as contas do jogador.
Jornal GTAPT-Quando um jogador e morto o que acontece os bens desse jogador e a sua conta?
uni- Cada estado tem um tribunal, advogados etc... cabe ao jogador tratar de um testamento se quiser e deixar os seus bens a alguém. Se não o fizer os bens passam para o estado onde morreu.
Jornal GTAPT-Quando um jogador ve a sua conta bloqueada por ter morrido podera criar outra?
uni- Sim claro, não há razão porque não possa fazer outra.
Jornal GTAPT-Onde iram por os criminosos a cumprir sentenças e como os iram transportar?
Kiko Existirá uma prisão federal partilhada pelos três estados. Cabe a cada departamento de policia transportar para lá os criminosos. Existem várias cenas e recintos portanto se
forem presos vão ficar por lá uns tempos, mas em vez de deixares os jogadores presos a secar numa cela,
os guardas da prisão tem que os deixar sair para o pátio. Ou seja, mesmo presos podem continuar a fazer RP, arranjar contactos e quem sabe talvez fugir.[/i]
Jornal GTAPT-Como surgiu esta ideia?
Kiko-A ideia começou um dia em que estava a experimentar servidores e encontrei um de uma prisão em que de X em X tempo os portões das celas abriam e os criminosos tinham de escapar mas a prisão era bastante irrealista e o sistema muito simples e fictício, pelo que comecei a criar um prisão perto da área 69 (ou 54 ou la como é) para ver o que saia dai, surgiu uma prisão bem grande mas ainda sem interior, so com portões e funções mesmo básicas. Entretanto alguns admins do nwo quiseram ver a prisão que tinha feito e acharam boa ideia passa-la para o nosso servidor... Apôs o uNi ter visto, disse para meter a prisão noutro sitio já que ao lado da área 54 (base militar) não ficava bem.Comecei a prisão do zero na mina de LV, criei o solo à estilo Prison Break, prisão de Sona, e o resultado foi a prisão que está implementada no servidor. Ainda vou fazer alterações nomeadamente à zona de visitas, à solitária de ar livre e acrescentar as tabelas de basket. Espero que gostem e se divirtam nela!
Jornal GTAPT-Poderanos falar melhor dessa prisão?
Kiko- A prisão vai sofrer alterações a partir de dia 17 (tou ocupado ate la), vou melhorar a zona de visitas, acrescentar as tabelas de basket que faltavam e ver se melhoro a solitária ao ar livre.
Deixo aqui umas fotos da prisão e especificações(poderá sofrer alterações se necessário):
Jornal GTAPT-O que poderemos esperar das instalações da prisão?
Kiko-A nível de construção das instalações dei o meu melhor, até porque nunca tinha feito algo de tamanha dimensão, mas os interiores das celas sao bastante apropriados e simples, e têm uma area ampla no interior com um refeitório, um ring de box, uma aparelhagemzita e ainda uma TV com uns sapatos rotos para dar o ambiente de prisão (em que as coisas não sao muito bem tratadas)
Jornal GTAPT-Entao e possibilidades de fuga?
Kiko-Infelizmente para os criminosos e felizmente para os cidadãos honestos, a prisão é bastante segura. Pessoalmente só encontrei uma forma de escapar e digo que não é nada fácil.
E ter contactos com guardas prisionais provavelmente vai ajudar.
Jornal GTAPT-Então e quanto a segurança dentro da prisão , todos sabemos que a vida dentro de uma prisão não e fácil e quando se da muito espaço de manobra os reclusos eles fazem algo que não deviam.
Kiko-A prisão tem vedação de alta segurança em todo o seu redor, e as partes que não têm, estão bloqueadas pelo ambiente natural (monte com declive elevado). As vedações têm caminhos por onde os guardas podem patrulhar. A forma como a segurança vai ser gerida depende do líder da faction dos guardas Tanto podem optar por só vigiar as vedações como se aproximarem dos recusos e controlar melhor as actividades no interior da prisao. E se um prisioneiro se esticar, pode sempre ir parar à solitária de 5 metros quadrados... para acalmar.
Jornal GTAPT-E que segurança havera dentro da prisão, quando digo segurança é o contacto entre os reclusos e os guardas prisionais?
Kiko-É como digo... penso que vai ser ao critério do líder da faction dos guardas como isso sera feito, mas penso que, pelo menos inicialmente, os guardas vão estar ao mesmo nível dos prisioneiros. Desta forma os prisioneiros vão ter bastante contacto com os guardas... até porque a ideia é a prisão não ser tão tediante(?) como na vida real, já que isto é um jogo e queremos divertirmos
Jornal GTAPT-Como sera a transferência dos reclusos dos postos da policias espalhados por New World Order para a prisão em Las Venturas?
Kiko-O transporte das sedes policiais até à prisão de Las Venturas irá depender dos número de criminosos a serem transportados. No caso de ser só um ou dois provavelmente serão levados numa viatura policial da própria sede, se forem bastantes, creio que deverá ser usado o autocarro prisional, juntamente com uma escolta policial.
Jornal GTAPT-Onde os reclusos ficaram antes de serem transferidos para a prisão?
Kiko-Onde vão ficar até serem transportados até à prisão será provavelmente nas pequenas celas existentes nas sedes policiais.
Jornal GTAPT-
Kiko-
Características:
Número de Celas: 40
Capacidade de Prisioneiros: 40 (1 por cela)
Solitárias: 1 solitária ao ar livre, num espaço de cerca de 30m2 sem condições sanitárias/higiénicas (capacidade para vários prisioneiros)
1 câmara escura, com cerca de 5m2 sem condições sanitárias/higiénicas (capacidade para 1 prisioneiro)
Número de Lugares na cantina: 56
Actividades de ar livre: Espaço amplo para corrida, caminhada
6 sacos de areia
8 campos de ténis
2 campos de basket
Nível de Segurança: Prisão de Alta Segurança
Screenshots:
Jornal GTAPT-E em relação à Army, sempre vai existir a army nos 3 estados?
RoamPT-Sim claro, logicamente, em Las Venturas contamos com a BlackWater, que é uma organização especializada em vários sectores, e principalmente contra ao terrorismo(Leader: VIP3R), em San Fierro contamos com a San Fierro Marine Corps(Leader:...), que é igualmente uma tropa especializada, e em Los Santos, contamos com a Los Santos Army(Leader: RoamPT), uma tropa igualmente especializada, principalmente em terreno, e como me agradou, fiz o local da army nas docas de Los Santos.
Screenshots:
Jornal GTAPT-E quanto o sistema de casas quais as limitações haverá casas para mais de 500 jogadores?
uni- Claro, temos vários virtual worlds para utilizar, o que quer dizer que podemos usar o mesmo interior várias vezes.
Jornal GTAPT-E permitido falar a nossa língua de origem ou somos obrigados a falar apenas ingles?
uni- A língua oficial é o inglês, mas temos um fórum de ajuda em português. Depois é como ir para outro país, se não sabes falar bem a língua tens de ter desenrascar para aprender. É do tipo, vais tirar a carta vais precisar de saber inglês, mas depois na rua se fores com uns amigos podes falar em português se quiseres, a mesma coisa para as outras línguas.
Jornal GTAPT-E como os jogadores de uma determinada cidade poderam mudar de cidade ou ir a outra cidade por um curto espaço de tempo?
uni- Isso vai depender da politica de cada Mayor, se aceita pessoal de outras cidades ou não. Existem checkpoints a controlar os acessos principais, mas podes entrar por estradas secundárias, a pé etc... será fácil entrar. O que pode ser complicado é tentares arranjar trabalho legal noutra cidade.
Jornal GTAPT-Como iram responder quando a comunidade de sa-mp começar a roubar ideias do New World Order e aplica-las nos seus servidores?
uni- Não há nada a fazer contra isso, se alguém tiver esse poder são os devs do samp não nós.
Jornal GTAPT-Muito obrigado pelo vosso tempo.
RoamPT-A army de los Santos, provavelmente vai estar inter-ligada com a de San Fierro, porque todos trabalham para o mesma coisa, por exemplo, se houver um grande ataque terrorista em San Fierro, a Los Santos Army vai ser chamada para ajudar os Marines, no caso da BlackWater, não sei como vai estar ligado, pois é uma força à parte.
uNi-Não, são as 3 neutras e independentes. Só trabalham juntas em caso de um ataque a San Andreas.
RoamPT - Sim, vão funcionar os objectos adicionados, sem qualquer problema.
uNi - É pouco provável, mas possível. Se existir algum é uma questão de reparar apenas.
RoamPT - Da minha parte, o único grande trabalho que tive foi os portões/vedações da PD de Los Santos, pois andava-se sempre a alterar para ver o que ficava melhor.
uNi - Ter que usar objectos pré-feitos, gosto de fazer os meus. Tirando isso nada de especial, apenas uma questão de andar a procura do objecto que fica menos mal para o que queremos. Ainda me falta completar a base da Hicks Corp e o novo aero de San Fierro, ambos quase feitos.
RoamPT - Não há propriamente uma equipa, mas sim quem dentro do NWO staff sabe trabalhar com o map editor, eu dou uns toques até no map editor, no server a seguir do o´Padrinho, aquele em Palomino Creek, as bombas de gasolina, os bombeiros, e as torres de vigia, foram criadas por mim no Map Editor.
uNi - Para a beta? Não, senão não precisávamos dela. Irêmos tentar encontrar e reparar o maior número possível de bugs e exploits que tenham a ver com o nosso mode, há sempre outros que não podemos fazer grande coisa, como as centenas de bugs que o SA tem.
uNi - Neste momento os scripters do NWO são o viruxe, luso e mega. Sabem todos o que estão a fazer, e dois deles já cá andam a trabalhar no mode desde o inicio d'O Padrinho.[/i]
Atomsk - A maior dificuldade é mesmo lidar com um grupo de pessoas que pouco ou quase nada conhecemos. Cada uma tem o seu feitio, cada uma tem a sua maneira de pensar e agir. Além disso, há o problema das ideias. Uma pessoa pensa que é uma maravilha ter centenas de ideias, acreditem que as temos, mas conseguir destacar as melhores e torna-las possíveis, é outra história. Sem esquecer com o facto de termos que tomar certas decisões. Nem sempre é possível agradar a gregos e a troianos.
uNi - A maior dificuldade é aplicar as boas ideias no script, dentro de um tempo razoável. De nada adianta ter uma data de boas ideias e sistemas num tópico se ninguém as conseguir meter no PAWN, mesma coisa ao contrário, não chega um scripter leet para fazer um mode bom. Portanto a segunda coisa mais difícil é manter as coisas equilibradas.
ViRuXe - A maior dificuldade pelomenos para mim é captar as ideias possiveis de concretizar entre o imenso numero de ideias que actualmente disponibilizamos no nosso forum e aplicalas no gamemode.
Atomsk - Basicamente, a equipa é a mesma que administrava o Padrinho. Posso mesmo enunciar aqui os nomes dessas pessoas e espero que não hajam esquecidos na lista :
[uNi,ViRuXe]Head admins
[Atomsk]Responsável pelos admins
[Megametal, Lusofresh, Yamaze]Scripters
[Flaviorodrigues, Zac, Vip3r, Roampt]Senior admins
[Kiko, Demosethell]Junior Admins
[Kualkerr, Rupert Murdock, Luizilva]Moderators
Desde já,aproveito a ocasião para agradecer a todos os membros da equipa pelo esforço e pelas horas passadas neste projecto.
Atomsk - Como tinha dito na primeira questão por mim respondida, é. É complicado ter que tomar decisões, saber que elas vão afectar a pessoa A e B de formas diferentes. É e será impossível agradar a todas as pessoas, no entanto tentamos fazer o nosso melhor. Além disso, nem todos trabalhamos ao mesmo ritmo, portanto, não tanto eu, mas mais o Viruxe e o uNi, têem que coordenar bem as coisas, têem que saber gerir bem todas as informações que vêem de pessoas diferentes, em alturas diferentes e sobre o mesmo assunto ou não. É preciso muita paciência, muita calma e saber ouvir tudo e todos.
uNi - Sim, muita gente com ideias diferentes acaba sempre por criar desentendimentos. De resto é o que foi dito acima.
ViRuXe - A minha opinião engloba as respostas acima dadas sem mais nada a acrescentar.
Sobre a hicks corp:
CrOssFir3-Onde esta a ser construída a base da hicks corp.?
uni- Continua no mesmo local em SF.
CrOssFir3-Qual será a sua aparência e se os civis poderão vela ou será secreta?
uni- - Podem ver, existe áreas em que se pode entrar e outras restritas, como as áreas onde estão os veículos/armas, ou projectos em desenvolvimento.
Helis pads e construção de carriers
Hangars
Hydras a esperam de serem levados pelos clientes
HQ, ta mudado agora.
Veículos a espera de serem levados pelos clientes.
Underground section B, contains stored police vehicles. Other sections are:
A- FBI Rancher and patriot's storage
C- Ambulance and Firetruck's storage
D- Rhino's storage
E- Barracks and Enforcer's storage
F- Employer's parking lot
Burrows-Como vai funcionar a alimentação? No padrinho não desempenhava o papel de uma necessidade primária, uma vez que era facilissimo e de pouco custo satisfaze-la.
Emma_Watson-Quanto há alimentação pouco ou nada podemos fazer, uma vez que não podemos controlar a fome no SA-MP (com aquela barra branca de fat), mas penso que algo poderá surgir.
Burrows-De forma a tornarem isto um pouco mais realista, tornou-se mais dificil comprar um meio de transporte?
Emma_Watson-Tornou-se mais dificil adquirir seja o que for, os salários serão realistas e os preços também, sempre dando a oportunidade ao user normal e "honesto" para ter o seu carro, nem que seja em segunda mão. E podem sempre recorrer a empréstimos e por a
Burrows-A gasolina sempre foi um dos principais buracos nos bolsos dos jogadores, vai continuar muito cara ou a gastar-se tão rapidamente?
Emma_WatsonQuanto ao gastar-se a gasolina, se te tás a referir ao gastares nos carros, não sei como está isso mas penso que a velocidade com que se gasta é igual, se te estavas a referir a não haver gasolina nas gasolineiras, isso depende de vocês users e reabastecerem as gasolineiras atraves do job de trucker. Quanto ao preço não faço a mínima no preço que está, mas é algo facilmente alterável e podemos adapta lo conforme as necessidades ou vontade dos mayors corruptos (mayor neste caso) que controla a fonte de petróleo
Burrows-
Os Casinos em Las Venturas vão ter algumas funções? Vamos poder jogar?
Emma_WatsonEsperem e vejam, se disser tudo nao tem piada
BurrowsNo trabalho de camionista, temos de entrar nós com o camião ou fornecem-nos um em cada transporte?
Emma_Watson
Quanto ao camião ainda tamos a tentar desenvolver a melhor maneira, mas sendo realista, cada camionista n tem o seu próprio camião, dai existirem empresas qe possuem os ditos cujos e as qais se podem associar e trabalhar para eles. Se tiverem dinheiro para comprarem o vosso proprio camiao e qiserem trabalhar por conta propria, força.
Trabalho feito por: Sgoten, RoamPT, CrOssFir3
1.........................Entrevista aos Admins NWO.
2.........................Analise sobre o NWO.
Jornal GTAPT-Obrigado, por terem aceitado responder as perguntas do nosso Jornal.
Jornal GTAPT-De onde surgiu a ideia para a criação do New World Order?
Uni-: Surgiu durante a época d'O Padrinho. O Cr0ssFir3 deu a ideia de internacionalizar o server e usar as três cidades.Mas tivemos que elaborar melhor a ideia, porque simplesmente triplicar o mode d'O Padrinho não ia servir de nada.
Jornal GTAPT-De onde veio o nome New World Order, e o que significa?
Uni- Só iremos usar o conceito de New World Order até um certo ponto, porque se enquadrada na ideia deste mode, dai a usarmos esse nome. Quanto ao nome provém de uma teoria da conspiração, em que um grupo de pessoas passa a governar o mundo em vez de várias governos. Se quiserem podem ler sobre isso aqui.
Jornal GTAPT-Que tipo de GM estamos a falar quando falamos do New World Order?
Uni-: Bom, é um server de roleplay um bocado diferente dos outros. Normalmente os servers de RP têm
apenas o tema da "vida real", e ocasionalmente faz-se uns eventos com histórias. No NWO existem um tema completamente diferente por trás, as regras da vida real continuam a ser aplicadas, mas temos a história sempre presente, e todos os grupos e acções são decididos dentro da história.
Jornal GTAPT-Em que cidade ou cidades poderemos viver no New World Order?
Uni- Podem jogar em Los Santos, Las Venturas, San Fierro e em todas as vilas e locais do mapa que quiserem.
Jornal GTAPT-Podera revelar nos como será a vida para um recém chegado a New World Order?
Uni- Esta história é a continuação do NWO: Parte 1, a vila. Las Venturas e Los Santos foram totalmente recuperados, e San Fierro nunca foi afectada, por isso está agora mais evoluída. O jogador terá que decidir a sua origem por cidades, e escolher o quer fazer a partir dai.
Jornal GTAPT-Quais seram os principais trabalhos que um cidadão de New World Order podera ter?
Uni- Umas das coisas que quisemos melhorar foi as opções de emprego, e também adicionar empregos
que o jogador possa fazer sozinho se lhe apetecer. Não vou entrar em grandes pormenores mas além dos trabalhos do estado, o jogador vai poder usar os camiões do lixo para limpar as cidades, entregar pizzas, e fazer entregas de produtos, que estão muito mais desenvolvidas desta vez.
Jornal GTAPT-Quais foram os principais factores que o levaram a iniciar um projecto desta magnitude?
Uni- Os principais factores? Falta de jogadores de RP e a qualidade da comunidade portuguesa de GTA.
Jornal GTAPT-Quantas pessoas estão a trabalhar neste momento no projecto?
Uni- 16 pessoas ao todo, mas apenas 4 a scriptar.
Jornal GTAPT-Qual o estado do projecto neste momento?
Uni- Estamos a ir bem, tivemos umas boas semanas só a discutir muito bem o que deviamos ter, como fazer as coisas etc... e agora é que estamos a fazer mais progresso no script. Estamos a contar ter alguma coisa para o pessoal testar dia 1 de Agosto.
Jornal GTAPT-Quem esta a financiar o projecto(Fóruns, servidores, TS, etc)?
Uni- Neste momento estamos numa máquina do Flávio Rodrigues, mas no futuro a ideia é manter o NWO com as doações.
Jornal GTAPT-Quais foram as maiores dificuldades sentidas no decorrer do desenvolvimento deste projecto que ainda não esta totalmente acabado.
Uni- Falta de pessoal para scriptar, ideias boas todos temos aos montes, mas o pior é filtrar as que podemos fazer antes de sermos avozinhos.
Jornal GTAPT-Como sabemos a comunidade de sa-mp tem uma grande quantidade de cheaters e hackers como os iram punir, e que tipo de sistema tem para os detectar?
Uni- Temos muitos recursos a nossa disposição neste mode, há muita informação que podemos recolher para saber se um jogador anda armado em batoteiro. Como é óbvio não vamos entrar em pormenores sobre isso.
Jornal GTAPT-Poderá revelar uma possível data para o lançamento do New World Order?
Uni- Para a primeira versão não temos, mas esperamos ter uma beta dia 1 de Agosto como já disse anteriormente.
Jornal GTAPT-E poderemos "jogar" de alguma forma atravez do forum do New World Order?Qual o objectivo final do projecto?
Uni- Temos vários rumos para a história, mas o objectivo em qualquer um deles é ter muitos jogadores activos tanto no fórum como no server, já que se pode jogar nos dois lados.
Jornal GTAPT-E poderemos "jogar" de alguma forma atravez do forum do New World Order?No New World Order teremos a possibilidade de controlar a nossa conta pelo fórum?
uni- Sim, temos vários fóruns IC no fórum, e no futuro ainda mais serão criados com a chegada de novos negócios, casas dos jogadores, grupos etc... Além temos o fórum para usar para comunicar com os jogadores por outras formas. Por exemplo ir ao tópico da casa de um jogador, e deixa-se um post com a indicação que é uma mensagem do atendedor de chamadas, um e-mail, uma carta etc...
Jornal GTAPT-Como se saba o SA-MP tem limitacoes uma delas é o numero de carros possiveis de ser criados sem o servidor ir abaixo, o que estao a pensar fazer para ultrapassar estas limitaçoes?
uni- Não estamos a contar com grandes problemas em relação a isso, para já conseguimos ter 699 veículos e acima de 80 modelos diferentes. Podem ver nesta screen um teste que fizemos, como podem ver estão ai muitos, e havia outros pelo mapa.
Jornal GTAPT-Como iram lidar com a criminalidade e o facto dos jogadores escolherem uma vida virada par ao crime, pois e supostamente mais fácil ganharem dinheiro desta forma?
uni- Bom, vão existir muitos neste mode, mesmo que não sejam todos assassinos e ladrões. Mas este será um mundo difícil de ser viver, uma verdadeira selva. A diferença que existe entre estes "criminosos" é o seu estatuto social. É claro que existirá leis e forças da lei, mas os criminosos de baixo nível serão os mais expostos. Os outros com mais poder(máfia etc) terão menos probabilidades de ser presos, dependendo do estado em que actuem.
Jornal GTAPT-O que acontecera as contas inactivas, pois em 1000 jogadores, 300 iram desistir por diversos motivos.
uni- A menos que o jogador nos avise que irá ficar inactivo que nós peça para guardar a sua conta, será apagada passado uns meses de inactividade como já acontecia antes.
Jornal GTAPT-Qual o limite de contas por utilizador?
uni- Nenhum, o jogador pode ter as personagens que quiser, cabe ao jogador sabe quantos consegue conciliar e responder por todas. Certos bans(cheats por exemplo) serão aplicados a todas as contas do jogador.
Jornal GTAPT-Quando um jogador e morto o que acontece os bens desse jogador e a sua conta?
uni- Cada estado tem um tribunal, advogados etc... cabe ao jogador tratar de um testamento se quiser e deixar os seus bens a alguém. Se não o fizer os bens passam para o estado onde morreu.
Jornal GTAPT-Quando um jogador ve a sua conta bloqueada por ter morrido podera criar outra?
uni- Sim claro, não há razão porque não possa fazer outra.
Jornal GTAPT-Onde iram por os criminosos a cumprir sentenças e como os iram transportar?
Kiko Existirá uma prisão federal partilhada pelos três estados. Cabe a cada departamento de policia transportar para lá os criminosos. Existem várias cenas e recintos portanto se
forem presos vão ficar por lá uns tempos, mas em vez de deixares os jogadores presos a secar numa cela,
os guardas da prisão tem que os deixar sair para o pátio. Ou seja, mesmo presos podem continuar a fazer RP, arranjar contactos e quem sabe talvez fugir.[/i]
Jornal GTAPT-Como surgiu esta ideia?
Kiko-A ideia começou um dia em que estava a experimentar servidores e encontrei um de uma prisão em que de X em X tempo os portões das celas abriam e os criminosos tinham de escapar mas a prisão era bastante irrealista e o sistema muito simples e fictício, pelo que comecei a criar um prisão perto da área 69 (ou 54 ou la como é) para ver o que saia dai, surgiu uma prisão bem grande mas ainda sem interior, so com portões e funções mesmo básicas. Entretanto alguns admins do nwo quiseram ver a prisão que tinha feito e acharam boa ideia passa-la para o nosso servidor... Apôs o uNi ter visto, disse para meter a prisão noutro sitio já que ao lado da área 54 (base militar) não ficava bem.Comecei a prisão do zero na mina de LV, criei o solo à estilo Prison Break, prisão de Sona, e o resultado foi a prisão que está implementada no servidor. Ainda vou fazer alterações nomeadamente à zona de visitas, à solitária de ar livre e acrescentar as tabelas de basket. Espero que gostem e se divirtam nela!
Jornal GTAPT-Poderanos falar melhor dessa prisão?
Kiko- A prisão vai sofrer alterações a partir de dia 17 (tou ocupado ate la), vou melhorar a zona de visitas, acrescentar as tabelas de basket que faltavam e ver se melhoro a solitária ao ar livre.
Deixo aqui umas fotos da prisão e especificações(poderá sofrer alterações se necessário):
Jornal GTAPT-O que poderemos esperar das instalações da prisão?
Kiko-A nível de construção das instalações dei o meu melhor, até porque nunca tinha feito algo de tamanha dimensão, mas os interiores das celas sao bastante apropriados e simples, e têm uma area ampla no interior com um refeitório, um ring de box, uma aparelhagemzita e ainda uma TV com uns sapatos rotos para dar o ambiente de prisão (em que as coisas não sao muito bem tratadas)
Jornal GTAPT-Entao e possibilidades de fuga?
Kiko-Infelizmente para os criminosos e felizmente para os cidadãos honestos, a prisão é bastante segura. Pessoalmente só encontrei uma forma de escapar e digo que não é nada fácil.
E ter contactos com guardas prisionais provavelmente vai ajudar.
Jornal GTAPT-Então e quanto a segurança dentro da prisão , todos sabemos que a vida dentro de uma prisão não e fácil e quando se da muito espaço de manobra os reclusos eles fazem algo que não deviam.
Kiko-A prisão tem vedação de alta segurança em todo o seu redor, e as partes que não têm, estão bloqueadas pelo ambiente natural (monte com declive elevado). As vedações têm caminhos por onde os guardas podem patrulhar. A forma como a segurança vai ser gerida depende do líder da faction dos guardas Tanto podem optar por só vigiar as vedações como se aproximarem dos recusos e controlar melhor as actividades no interior da prisao. E se um prisioneiro se esticar, pode sempre ir parar à solitária de 5 metros quadrados... para acalmar.
Jornal GTAPT-E que segurança havera dentro da prisão, quando digo segurança é o contacto entre os reclusos e os guardas prisionais?
Kiko-É como digo... penso que vai ser ao critério do líder da faction dos guardas como isso sera feito, mas penso que, pelo menos inicialmente, os guardas vão estar ao mesmo nível dos prisioneiros. Desta forma os prisioneiros vão ter bastante contacto com os guardas... até porque a ideia é a prisão não ser tão tediante(?) como na vida real, já que isto é um jogo e queremos divertirmos
Jornal GTAPT-Como sera a transferência dos reclusos dos postos da policias espalhados por New World Order para a prisão em Las Venturas?
Kiko-O transporte das sedes policiais até à prisão de Las Venturas irá depender dos número de criminosos a serem transportados. No caso de ser só um ou dois provavelmente serão levados numa viatura policial da própria sede, se forem bastantes, creio que deverá ser usado o autocarro prisional, juntamente com uma escolta policial.
Jornal GTAPT-Onde os reclusos ficaram antes de serem transferidos para a prisão?
Kiko-Onde vão ficar até serem transportados até à prisão será provavelmente nas pequenas celas existentes nas sedes policiais.
Jornal GTAPT-
Kiko-
Características:
Número de Celas: 40
Capacidade de Prisioneiros: 40 (1 por cela)
Solitárias: 1 solitária ao ar livre, num espaço de cerca de 30m2 sem condições sanitárias/higiénicas (capacidade para vários prisioneiros)
1 câmara escura, com cerca de 5m2 sem condições sanitárias/higiénicas (capacidade para 1 prisioneiro)
Número de Lugares na cantina: 56
Actividades de ar livre: Espaço amplo para corrida, caminhada
6 sacos de areia
8 campos de ténis
2 campos de basket
Nível de Segurança: Prisão de Alta Segurança
Screenshots:
Jornal GTAPT-E em relação à Army, sempre vai existir a army nos 3 estados?
RoamPT-Sim claro, logicamente, em Las Venturas contamos com a BlackWater, que é uma organização especializada em vários sectores, e principalmente contra ao terrorismo(Leader: VIP3R), em San Fierro contamos com a San Fierro Marine Corps(Leader:...), que é igualmente uma tropa especializada, e em Los Santos, contamos com a Los Santos Army(Leader: RoamPT), uma tropa igualmente especializada, principalmente em terreno, e como me agradou, fiz o local da army nas docas de Los Santos.
Screenshots:
[url=http://=http://img401.imageshack.us/my.php?image=gtasa2008072410501495ds4.png]Vista do portão direito
[/url]
[/url]
Jornal GTAPT-E quanto o sistema de casas quais as limitações haverá casas para mais de 500 jogadores?
uni- Claro, temos vários virtual worlds para utilizar, o que quer dizer que podemos usar o mesmo interior várias vezes.
Jornal GTAPT-E permitido falar a nossa língua de origem ou somos obrigados a falar apenas ingles?
uni- A língua oficial é o inglês, mas temos um fórum de ajuda em português. Depois é como ir para outro país, se não sabes falar bem a língua tens de ter desenrascar para aprender. É do tipo, vais tirar a carta vais precisar de saber inglês, mas depois na rua se fores com uns amigos podes falar em português se quiseres, a mesma coisa para as outras línguas.
Jornal GTAPT-E como os jogadores de uma determinada cidade poderam mudar de cidade ou ir a outra cidade por um curto espaço de tempo?
uni- Isso vai depender da politica de cada Mayor, se aceita pessoal de outras cidades ou não. Existem checkpoints a controlar os acessos principais, mas podes entrar por estradas secundárias, a pé etc... será fácil entrar. O que pode ser complicado é tentares arranjar trabalho legal noutra cidade.
Jornal GTAPT-Como iram responder quando a comunidade de sa-mp começar a roubar ideias do New World Order e aplica-las nos seus servidores?
uni- Não há nada a fazer contra isso, se alguém tiver esse poder são os devs do samp não nós.
Jornal GTAPT-Muito obrigado pelo vosso tempo.
Perguntas dos leitores:
Diogo_Lopes- A Army vai ter interacção entre os Marines e o exercito normal, mas não com a BlackWater. É assim né?RoamPT-A army de los Santos, provavelmente vai estar inter-ligada com a de San Fierro, porque todos trabalham para o mesma coisa, por exemplo, se houver um grande ataque terrorista em San Fierro, a Los Santos Army vai ser chamada para ajudar os Marines, no caso da BlackWater, não sei como vai estar ligado, pois é uma força à parte.
uNi-Não, são as 3 neutras e independentes. Só trabalham juntas em caso de um ataque a San Andreas.
Para os mappers
Cr0ssFir3 - As infraestructuras adicionadas terão boa qualidade e estarão livres de bugs?
RoamPT - Sim, vão funcionar os objectos adicionados, sem qualquer problema.
uNi - É pouco provável, mas possível. Se existir algum é uma questão de reparar apenas.
Cr0ssFir3 - Quais foram as principais dificuldades no desenvolvimentos dos objectos para o mapa do NWO?
RoamPT - Da minha parte, o único grande trabalho que tive foi os portões/vedações da PD de Los Santos, pois andava-se sempre a alterar para ver o que ficava melhor.
uNi - Ter que usar objectos pré-feitos, gosto de fazer os meus. Tirando isso nada de especial, apenas uma questão de andar a procura do objecto que fica menos mal para o que queremos. Ainda me falta completar a base da Hicks Corp e o novo aero de San Fierro, ambos quase feitos.
Cr0ssFir3 - Qual é a equipa de mappers do NWO e a sua experiência neste campo?
RoamPT - Não há propriamente uma equipa, mas sim quem dentro do NWO staff sabe trabalhar com o map editor, eu dou uns toques até no map editor, no server a seguir do o´Padrinho, aquele em Palomino Creek, as bombas de gasolina, os bombeiros, e as torres de vigia, foram criadas por mim no Map Editor.
Para os scripters
Cr0ssFir3 - Poderêmos esperar um GM livre de bugs e exploits?
uNi - Para a beta? Não, senão não precisávamos dela. Irêmos tentar encontrar e reparar o maior número possível de bugs e exploits que tenham a ver com o nosso mode, há sempre outros que não podemos fazer grande coisa, como as centenas de bugs que o SA tem.
Cr0ssFir3 - Qual a equipa de scripters do NWO e a sua experiência neste campo?
uNi - Neste momento os scripters do NWO são o viruxe, luso e mega. Sabem todos o que estão a fazer, e dois deles já cá andam a trabalhar no mode desde o inicio d'O Padrinho.[/i]
Para os Head admins(ViRuXe, uNi) e o responsavel pelos admins(Atomsk)
Cr0ssFir3 - Qual a maior dificuldade dentro deste projecto?
Atomsk - A maior dificuldade é mesmo lidar com um grupo de pessoas que pouco ou quase nada conhecemos. Cada uma tem o seu feitio, cada uma tem a sua maneira de pensar e agir. Além disso, há o problema das ideias. Uma pessoa pensa que é uma maravilha ter centenas de ideias, acreditem que as temos, mas conseguir destacar as melhores e torna-las possíveis, é outra história. Sem esquecer com o facto de termos que tomar certas decisões. Nem sempre é possível agradar a gregos e a troianos.
uNi - A maior dificuldade é aplicar as boas ideias no script, dentro de um tempo razoável. De nada adianta ter uma data de boas ideias e sistemas num tópico se ninguém as conseguir meter no PAWN, mesma coisa ao contrário, não chega um scripter leet para fazer um mode bom. Portanto a segunda coisa mais difícil é manter as coisas equilibradas.
ViRuXe - A maior dificuldade pelomenos para mim é captar as ideias possiveis de concretizar entre o imenso numero de ideias que actualmente disponibilizamos no nosso forum e aplicalas no gamemode.
Cr0ssFir3 - Qual é a equipa que lidera o projecto do NWO?
Atomsk - Basicamente, a equipa é a mesma que administrava o Padrinho. Posso mesmo enunciar aqui os nomes dessas pessoas e espero que não hajam esquecidos na lista :
[uNi,ViRuXe]Head admins
[Atomsk]Responsável pelos admins
[Megametal, Lusofresh, Yamaze]Scripters
[Flaviorodrigues, Zac, Vip3r, Roampt]Senior admins
[Kiko, Demosethell]Junior Admins
[Kualkerr, Rupert Murdock, Luizilva]Moderators
Desde já,aproveito a ocasião para agradecer a todos os membros da equipa pelo esforço e pelas horas passadas neste projecto.
Cr0ssFir3 - E muito difícil controlar uma equipa de admins, scripters e mappers como a do projecto do NWO?
Atomsk - Como tinha dito na primeira questão por mim respondida, é. É complicado ter que tomar decisões, saber que elas vão afectar a pessoa A e B de formas diferentes. É e será impossível agradar a todas as pessoas, no entanto tentamos fazer o nosso melhor. Além disso, nem todos trabalhamos ao mesmo ritmo, portanto, não tanto eu, mas mais o Viruxe e o uNi, têem que coordenar bem as coisas, têem que saber gerir bem todas as informações que vêem de pessoas diferentes, em alturas diferentes e sobre o mesmo assunto ou não. É preciso muita paciência, muita calma e saber ouvir tudo e todos.
uNi - Sim, muita gente com ideias diferentes acaba sempre por criar desentendimentos. De resto é o que foi dito acima.
ViRuXe - A minha opinião engloba as respostas acima dadas sem mais nada a acrescentar.
Sobre a hicks corp:
CrOssFir3-Onde esta a ser construída a base da hicks corp.?
uni- Continua no mesmo local em SF.
CrOssFir3-Qual será a sua aparência e se os civis poderão vela ou será secreta?
uni- - Podem ver, existe áreas em que se pode entrar e outras restritas, como as áreas onde estão os veículos/armas, ou projectos em desenvolvimento.
Helis pads e construção de carriers
Hangars
Hydras a esperam de serem levados pelos clientes
HQ, ta mudado agora.
Veículos a espera de serem levados pelos clientes.
Underground section B, contains stored police vehicles. Other sections are:
A- FBI Rancher and patriot's storage
C- Ambulance and Firetruck's storage
D- Rhino's storage
E- Barracks and Enforcer's storage
F- Employer's parking lot
Emma_Watson-Quanto há alimentação pouco ou nada podemos fazer, uma vez que não podemos controlar a fome no SA-MP (com aquela barra branca de fat), mas penso que algo poderá surgir.
Burrows-De forma a tornarem isto um pouco mais realista, tornou-se mais dificil comprar um meio de transporte?
Emma_Watson-Tornou-se mais dificil adquirir seja o que for, os salários serão realistas e os preços também, sempre dando a oportunidade ao user normal e "honesto" para ter o seu carro, nem que seja em segunda mão. E podem sempre recorrer a empréstimos e por a
Burrows-A gasolina sempre foi um dos principais buracos nos bolsos dos jogadores, vai continuar muito cara ou a gastar-se tão rapidamente?
Emma_WatsonQuanto ao gastar-se a gasolina, se te tás a referir ao gastares nos carros, não sei como está isso mas penso que a velocidade com que se gasta é igual, se te estavas a referir a não haver gasolina nas gasolineiras, isso depende de vocês users e reabastecerem as gasolineiras atraves do job de trucker. Quanto ao preço não faço a mínima no preço que está, mas é algo facilmente alterável e podemos adapta lo conforme as necessidades ou vontade dos mayors corruptos (mayor neste caso) que controla a fonte de petróleo
Burrows-
Os Casinos em Las Venturas vão ter algumas funções? Vamos poder jogar?
Emma_WatsonEsperem e vejam, se disser tudo nao tem piada
BurrowsNo trabalho de camionista, temos de entrar nós com o camião ou fornecem-nos um em cada transporte?
Emma_Watson
Quanto ao camião ainda tamos a tentar desenvolver a melhor maneira, mas sendo realista, cada camionista n tem o seu próprio camião, dai existirem empresas qe possuem os ditos cujos e as qais se podem associar e trabalhar para eles. Se tiverem dinheiro para comprarem o vosso proprio camiao e qiserem trabalhar por conta propria, força.
Trabalho feito por: Sgoten, RoamPT, CrOssFir3
Última edição por sgoten em quarta dez 03, 2008 1:16 pm, editado 1 vez no total.